Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

LAREN

LAREN
LAREN - Foto: Fernando Dias

Coordenadores da Seção do Laren: Engenheiro Agrônomo Plínio Manosso e Bióloga, Drª Caren Regina Cavichioli Lamb.
E-mails: laren@agricultura.rs.gov.br e recepcao-laren@agricultura.rs.gov.br
Endereço: Av. da Vindima, 1855 – CEP 95.084-470 – Caxias do Sul/RS
Telefone: (54) (54) 3209-8070

O Laboratório de Referência Enológica Evanir da Silva - LAREN realiza análises físico-químicas em vinhos e derivados da uva e do vinho. Foi inaugurado em dezembro de 2001. Pertence à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Estado do Rio Grande do Sul; é mantido com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul – FUNDOVITIS e está vinculado à Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal - DIPOV.

O LAREN possui acreditação INMETRO/CGCRE - CRL 0869, de 29 de outubro de 2015, com um escopo de 35 de determinações analíticas, e credenciamento MAPA/CGAL/SDA, desde 2006, através da Portaria SDA Nº 342, de setembro de 2014, com 37 determinação analíticas em seu escopo, e integra a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária em nível federal, assim, credencia o laboratório para realizar ensaios em amostras oriundas dos programas e controles oficiais do MAPA e Seapi, além de permitir o atendimento, de forma complementar, às demandas dos programas e controles oficiais do MAPA não atendidas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA).

O LAREN tem como política “Prestar serviços de ensaios em vinhos e derivados da uva e do vinho, com competência, imparcialidade e operação consistente do laboratório comprometido com as boas práticas profissionais, com a qualidade e confiabilidade metrológica; ser reconhecido nacionalmente; atender aos requisitos de nossos clientes e da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 através de recursos materiais, tecnológicos e humanos, implementando, com o comprometimento de todos, as políticas e procedimentos buscando a melhoria contínua e eficácia do Sistema de Gestão”.

O laboratório possui estrutura com equipamentos modernos de última geração para análises, controle e fiscalização em vinhos e derivados da uva e do vinho, bem como para análises de prestação de serviço, exportação e importação, Empréstimo do Governo Federal – EGF e pesquisa. O LAREN emite Certificados de Exportação para a Comunidade Europeia e Certificados de Livre Venda para os demais países. Constantemente o laboratório realiza aumento de escopo analítico e novas determinações.

Análises principais realizadas pelo LAREN se dividem em três setores: análises básicas, cromatográficas e isotópicas, conforme a seguir:

- Análises Básicas: Acidez Total por Titulometria, Acidez Volátil por Titulometria, Açúcares Totais em Glicose por Titulometria, Anidrido Sulfuroso Total por Titulometria, Densidade por Acessório Hidrostático, Exame Organoléptico por Degustação, Extrato Seco Total por Acessório Hidrostático, Grau Alcoólico por Destilação Eletrônica, Corantes Artificias Ácidos, Cinzas por Gravimetria, Cloretos por Titulometria e Potenciometria, Determinação de °Brix por Acessório Hidrostático e Refratometria, Diglicosídeos de Malvidina por Fluorescência em Ultravioleta, Edulcorantes Sintéticos por Extração, pH, Pressão em Gás Carbônico por Manometria, Sulfatos por Precipitação, entre outras.

- Análises Cromatográficas: Ácido Cítrico, Ácido Sórbico, Ácido Benzoico, Sorbitol, Florizina, Ocratoxina A, Metanol, Álcoois Superiores, Acetato de Etila, Acetaldeído, Acetal, Natamicina, Resveratrol, Compostos Fenólicos Totais, Índice de Cor, Stevia, entre outras. Atualmente, estão sendo implementadas análises de resíduos de pesticidas, como por exemplo, 2,4-D, entres outros, as quais serão solicitadas as extensões dos escopos de credenciamento e acreditação, além da prestação de serviços e serviços de fiscalização.

- Análises Isotópicas: Análise da Razão Isotópica 13C/12C em Vinhos e derivados da uva e do vinho, Sucos, Néctar, Refresco, Bebida de Uva e Vinagre, Determinação da Razão Isotópica 18O/16O dos Vinhos por Espectrometria de Massas de Razão Isotópica. Em desenvolvimento, também a determinação em vinhos e álcoois da razão isotópica 2H/1H. 

PAGAMENTO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO – LAREN (passo a passo)

O pagamento dos serviços prestados deverá ser realizado através da Guia de Arrecadação (GA) disponível em www.fazenda.rs.gov.br. Conforme procedimento abaixo:

A – Receita Estadual;
B – Pagamentos de Tributos;
C – Taxas;
D – Taxas por Órgão Prestador;
E – Órgão do Estado: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural;
F - Prestador do Serviço: Departamento de Defesa Vegetal;
G - Haverá três possibilidades de serviços a serem pagos. Clicar na desejada:
LAREN – Prestação de Serviço – Referência 1797;
LAREN – Análise de Exportação – Referência 1798;
LAREN – Análise de Importação – Referência 1799.

2. Encaminhar o comprovante de pagamento para recepcao-laren@agricultura.rs.gov.br.

Banco de Dados

O LAREN elabora anualmente, desde 2004, vinhos genuínos, através de microvinificações os quais compõem um Banco de Dado que serve de referência para análises isotópicas e cromatográficas. O número de amostras a serem coletadas anualmente é determinado levando-se em conta a produção de uvas por município e por variedade, no estado do RS, do ano anterior ao da coleta. As coletas são realizadas por Fiscais Estaduais Agropecuários em todas as regiões produtoras de uva do Rio Grande do Sul.

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação