Servidores da Secretaria da Agricultura participam de seminário sobre saúde única em Bagé

Card site alt
Card
Por Darlene Silveira

Médicos veterinários da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) participarão do seminário “Um mundo, uma saúde: III Encontro sobre Saúde Única” na próxima terça-feira (16/4), a partir das 8h30, no município de Bagé. A promoção é da Comissão de Saúde Única do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em https://www.crmvrs.gov.br/eventos.php. O objetivo é tratar de temáticas relevantes para a região, considerando a interface existente entre saúde única e animais de produção.

Conforme o médico veterinário do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (IPVDF), vinculado ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Seapi, Bruno Dall’Agnol, a ideia é difundir a temática da saúde única e demonstrar a sua aplicabilidade no dia-a-dia dos médicos veterinários. Ele explica que a Comissão de Saúde Única do CRMV-RS conta com três fiscais estaduais agropecuários da Secretaria.

“As palestras terão como temas a situação mundial da mosca da bicheira e suas implicações em saúde única; hidatidose e cisticercose, zoonoses de especial atenção para as autoridades locais de saúde; a encefalomielite equina do oeste, doença que teve seu primeiro diagnóstico positivo no Rio Grande do Sul em janeiro de 2024, possuindo potencial zoonótico e hidatidose em ovinos no contexto da saúde única”, destaca Dall’Agnol .

“Na ocasião, será apresentado um projeto pioneiro no Rio Grande do Sul, coordenado por servidores da Seapi, com envolvimento de vários atores da área da saúde, visando ao enfrentamento desta enfermidade. O evento ainda contará com uma apresentação sobre o papel do médico veterinário na saúde única”, frisa o médico veterinário.

Entre os palestrantes estarão as fiscais estaduais Susana Mohr e Cristiane Santin (da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Uruguaiana), Nathalia de Bem Bidone (da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Caçapava do Sul) e Flávia Bornancini Borges Fortes (do IPVDF).

Sobre a saúde única

A saúde única é uma abordagem interdisciplinar em que existe o entendimento de que a saúde humana, animal e ambiental são indissociáveis e estreitamente relacionadas com o ecossistema onde existem. Neste contexto, considerando os inúmeros agentes patogênicos que podem ser transmitidos dos animais aos seres humanos, e sendo a degradação do meio ambiente fator importante na facilitação desta propagação, faz-se necessário o desenvolvimento de políticas em saúde que não dissociem estes três aspectos.

“Assim, o trabalho dos médicos veterinários, incluindo aqueles que atuam nos Serviços Veterinários Oficiais (SVO), têm grande relevância nesse cenário, dada a natureza de suas atribuições, constituindo-se em importantes atores na implementação de ações em saúde única”, pontua a médica veterinária do IPVDF, Flávia Fortes. “Convém ressaltar que as ações de prevenção e controle desenvolvidas pelo SVO abrangem tanto as enfermidades zoonóticas (que podem ser transmitidas entre animais e humanos), quanto aquelas chamadas de transfronteiriças, que muitas vezes acometem somente os animais, mas podem provocar grandes prejuízos socioeconômicos, afetando inclusive a segurança alimentar”.

O quê: Seminário “Um mundo, uma saúde: III Encontro sobre Saúde Única”

Quando: 16 de abril

Horário: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Onde: Auditório Palacete Pedro Osório. Avenida Tupi Silveira, 1436, Centro, Bagé