Secretário Feltes participa da 23ª Fenarroz, em Cachoeira do Sul

20230608 121148
- - Foto: Divulgação Seapi
Por Ascom Seapi

O secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes, participou nesta quinta-feira (8/6), da abertura oficial da 23ª Fenarroz - Multifeira do Agronegócio, em Cachoeira do Sul.

Representando o governador Eduardo Leite, Feltes destacou que o RS é responsável por cerca de 70% da produção orizícola do país e que o uso de novas tecnologias são benéficas para o aumento da produção. "Nas terras baixas também há um certo aumento da produção da soja e do milho, o que diversifica as culturas e abre possibilidade para novos crescimentos. Assim como temos que incentivar a produção e a abertura de novos mercados para a oliva e a noz-pecã", resultou.

O secretário também mencionou as dificuldades que a estiagem traz aos produtores de toda a região, nas afirmou que o governo do Estado está implementando medidas estruturantes e mitigantes e que novas possibilidades estão sendo pensadas para aliviar os prejuízos a quem produz em casos futuras de eventos climáticos.

Presidente da Fenarroz, Francisco de Paula Vargas Junior, destacou a grandiosidade da multifeira do agronegócio, que segue até o dia 11 de junho. "É uma feira dedicada ao agronegócio e ao arroz, mas que hoje também se dedica ao milho, à soja, ao trigo, à noz-pecã, à oliva e a tantas outras culturas. Apresentamos o que há de mais moderno em técnicas de manejo e tecnologia para alavancar a economia do nosso país", afirmou.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, ressaltou que o governo federal tem ciência sobre as dificuldades que são enfrentadas pelo Estado em períodos de estiagem e querem trabalhar em medidas para que os produtores possam sofrer menos no futuro. "Queremos trabalhar junto com o governo estadual em um programa que englobe a recuperação de terras degradadas, de nascentes, de áreas de preservação ambiental e de reservação de água", afirmou.

Teixeira também destacou que a União vai lançar o plano safra em duas etapas: para o agro e para a agricultura familiar. O intuito é estimular a produção de alimentos e a mecanização no campo, com isso, fortalecendo também o programa Mais Alimentos.

A Fenarroz é considerada uma feira de grandes negócios, inovação e tecnologia para o meio rural, sendo um dos maiores eventos orizícolas da América Latina. As datas para a realização da feira em 2024 também já foram anunciadas: de 27 de maio a 2 de junho.

Também estiverem presentes o secretário de Assistência Social, Beto Fantinel; o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto; o presidente da Fetag, Carlos Joel; o deputado estadual Valdeci Oliveira; o deputado federal Heitor Schuch; a vice-prefeita de Cachoeira do Sul, Angela Schuch; além de demais parlamentares estaduais e federais, secretários municipais, representante de entidades e demais autoridades.