Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Próximos dias serão de chuvas intensas e início de semana com tempo seco no RS

Alto volume de chuvas são esperados até sábado e a partir de domingo o tempo deve mudar

Publicação:

Capa Boletim Agrometeorologico (1)
-

Para os próximos dias são esperadas tempestades com alto volume de chuva para o Rio Grande do Sul. Os acumulados podem ultrapassar os 150 mm em áreas das regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste. Nas demais localidades da metade Sul, os volumes devem variar entre 50 mm e 150 mm ao longo do período. Já a tendência para o período entre os dias 12 e 14 de maio indica predomínio de tempo seco em praticamente todo o Rio Grande do Sul. 

Isso é o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 19/2025, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Sexta-feira (9/5): instabilidades deverão se amplificar sobre o estado, com acumulados podendo atingir volumes expressivos em todas as regiões. 

Sábado (10/5): instabilidades poderão estar deslocadas para o nordeste do estado, restringindo as chuvas apenas em áreas do Litoral Norte, Serra e Região Metropolitana, em volumes inferiores aos dias anteriores. 

Domingo (11/5): tempo firme e seco deve predominar em todas as regiões.

Segunda-feira (12/5): a atuação de um anticiclone migratório sobre o oceano Atlântico, nas proximidades do estado, manterá as condições estáveis, com céu aberto e temperaturas amenas. 

Terça-feira (13/5) e quarta-feira (14/5): o avanço da alta pressão poderá favorecer a formação de nuvens sobre o litoral gaúcho, não se descartando a ocorrência de chuvas isoladas e de baixo volume nesses setores. Nas demais regiões, o tempo seco deverá prevalecer, com elevação gradual das temperaturas ao longo dos dias. 

O prognóstico para os próximos seis dias indica a ocorrência de chuvas volumosas, especialmente concentradas na metade sul do Rio Grande do Sul. Os acumulados podem ultrapassar os 150 mm em áreas das regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste.

Nas demais localidades da metade Sul, os volumes devem variar entre 50 mm e 150 mm ao longo do período. Já na metade Norte do Estado, a previsão aponta para precipitações menos expressivas, com acumulados entre 10 mm e 50 mm.

O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em  www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação