RS tem previsão de virada do tempo no fim de semana

Chuva prevista (mm) de 25 a 31 de julho de 2024

A previsão para os próximos quatro dias no Rio Grande do Sul indica mudanças no tempo somente no fim de semana. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 30/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Sexta-feira (26/07): a ação de um Jato de Baixo Nível (JBN) e da Alta Subtropical do Atlântico Sul manterão o fluxo de umidade sobre o Estado, podendo ser observado o aumento de nebulosidade e condições de ocorrer precipitações isoladas sobre a Região Sul. Contudo, essa possibilidade pode diminuir à medida que o cavado se deslocar em direção ao sul do Oceano Atlântico até perder sua intensidade. Na maioria das regiões o tempo deve seguir estável, caracterizado pela amplitude térmica no decorrer do dia.

Sábado (27/07): a intensidade do JBN diminuirá o transporte de umidade e ar quente da Amazônia. Porém, o setor oeste da Alta Subtropical do Atlântico Sul manterá o fluxo de umidade oceânica sobre o Rio Grande do Sul, podendo ocorrer precipitações em pontos isolados nas regiões do Planalto Central e da Serra Gaúcha. Na maioria das regiões, o tempo deve seguir estável, com elevação gradativa das temperaturas a partir da manhã até a metade da tarde.

Domingo (28/07): o ingresso de uma frente fria vinda do Uruguai trará mudanças no tempo sobre o Estado, o que ocasionará precipitação de intensidade moderada principalmente nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste. No decorrer do dia, haverá um declínio nas temperaturas em todas as regiões, à medida que o anticiclone migratório, que se desloca na retaguarda da frente fria, avançará sobre o Rio Grande do Sul.

Segunda-feira (29/07): o declínio das temperaturas, em conjunto com precipitação de intensidade moderada a forte sobre parte das regiões Sul, Metropolitana, Planalto Central, Região dos Vales, Serra Gaúcha e Litoral Norte, devem ocorrer em função do avanço de um anticiclone migratório, que transportará umidade oceânica do quadrante sudeste em direção às regiões em questão. Esta configuração atmosférica pode criar condições favoráveis, ainda que a possibilidade seja pequena, para a ocorrência de precipitação invernal do tipo chuva congelada, grânulos de gelo ou mesmo neve sobre pontos isolados e mais altos da Serra do Sudeste (Caçapava do Sul - Canguçu - Pinheiro Machado) e sobre a Serra Gaúcha entre a madrugada de segunda para terça.

Terça-feira (30/07): o anticiclone migratório se deslocará sobre o Rio Grande do Sul, o que trará novamente o tempo estável, provocando queda acentuada nas temperaturas durante a madrugada. Isto deve trazer riscos para a ocorrência de geada pela manhã nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste devido à perda radiativa.

Quarta-feira (31/07): o tempo estável deve seguir com temperaturas mais amenas no decorrer do dia, por conta da amplitude térmica.

O prognóstico para os próximos sete dias indica chuvas irregulares sobre o Estado. Os maiores volumes estão previstos para as regiões Sul, Central, Metropolitana e Região dos Vales, onde a quantidade de chuva esperada pode ficar entre 30 e 100 milímetros.

O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em  www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.