Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Propriedades rurais recebem certificação de livres de brucelose e tuberculose

Publicação:

Vinte propriedades da região do Vale Taquari receberam certificação de livres da brucelose e tuberculose. A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu na tarde desta quinta-feira (16) na Câmara de Vereadores de Capitão, com a participação de todos os integrantes do projeto piloto desenvolvido na região.

De acordo com o Coordenador do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, José Ricardo Lobo, a meta é certificar as 2.727 propriedades dos seis municípios participantes do projeto. “Nossa idéia é que esta seja a primeira região livre dessas doenças no País, não apenas localidades isoladas” explica Lobo. O Secretário Nacional da Defesa Agropecuária do Mapa, Francisco Jardim enalteceu a união entre vários setores públicos, privado e comunidade. Parabenizou em especial o promotor de justiça de Arroio do Meio, Paulo Araújo, idealizador do projeto. “ A iniciativa dele é um exemplo de cidadania, que trará desenvolvimento para região e retorno mais lucrativo para o produtor que receber a certificação, pois estará disponibilizando ao mercado um produto com qualidade”, salientou Jardim.

Em seu pronunciamento, o secretário da Agricultura, Gilmar Tietböhl, também prestou homenagem ao comitê que participa dessa ação, mas principalmente aos produtores que estavam recebendo a certificação de suas propriedades. “Um importante passo foi dado hoje com os primeiros certificados sendo entregues. Agora, a manutenção desse processo depende de todos os envolvidos. E os produtores são os principais responsáveis para incentivar e fiscalizar que todos cumpram os padrões sanitários”, comentou Tietböhl.

Esta foi a primeira certificação de propriedades rurais que fazem parte do projeto piloto Arroio do Meio. Integram a área atingida pelas ações do Programa os municípios de Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia, Pouso Novo, Travesseiro e Arroio do Meio.

O projeto piloto Arroio do Meio é a primeira iniciativa no País de certificação de todas as propriedades de uma microrregião. O programa é conduzido por um comitê gestor formado pelo Mapa, Seappa, Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária do Estado do Rio Grande do Sul (Fundesa), prefeituras municipais envolvidas e Centro Universitário Comunitário de Lajeado (Univates).

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação