Plano ABC+ é apresentado no Wine South America, em Bento Gonçalves
Publicação:

O Plano ABC+ RS, de agricultura de baixa emissão de carbono, foi apresentado na tarde desta quarta-feira (07/05), em Bento Gonçalves, durante a programação do Wine South America. A palestra “Vinhos de baixo carbono, uma oportunidade de mercado”, contou com a participação do CEO Agrotema Rogério Melo e do pesquisador da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e coordenador do Comitê Gestor do Plano ABC+ RS, Jackson Brilhante.
Brilhante falou do funcionamento e objetivos do Plano, demonstrou alguns estudos desenvolvidos pela Secretaria que estão avaliando o balanço de carbono no sistema de produção da erva-mate de pinus (veja aqui mais informações) e também destacou os desafios e oportunidades para o setor da vitivinicultura no Rio Grande do Sul.
Segundo ele, os fatores que determinam o acúmulo de carbono na vitivinicultura são a idade das videiras, o manejo do solo, o uso de plantas de cobertura e a fertilização. “O solo é o principal componente para o acúmulo de carbono na vitivinicultura, representando cerca de 90% no sistema de produção”, afirma o pesquisador. O pesquisador afirmou que o produtor que quiser melhorar o balanço de carbono e consequentemente agregar valor ao seu produto, deve adotar práticas sustentáveis, já que é uma nova exigência do mercado e dos consumidores, que buscam produtos mais sustentáveis.

Brilhante apresentou um estudo desenvolvido na Califórnia pelas Universidades da Califórnia (UCCE) e UC Davis de sistemas de integração lavoura-pecuária, entre videiras e criação de ovelhas. O estudo mostrou que, em 10 anos, o aumento de carbono no solo foi de 39% em relação ao sistema tradicional. Além disso, um solo com mais carbono é um solo que retém mais água, tem mais nutrientes. “Um solo com mais carbono vai ser um solo muito mais resiliente, que se adapta às mudanças climáticas, aos extremos, e que apresenta uma maior produtividade e, consequentemente, ganhos para o produtor rural”, destacou.
A programação do Wine South America vai até esta quinta-feira (08/05), no Fundaparque, em Bento Gonçalves, reunindo expositores e compradores do setor vitivinícola do Brasil e de diversos outros países.