Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Fórum Estadual de Febre Aftosa ocorre no dia 15 de maio durante a Fenasul Expoleite

O evento acontece a partir das 14h no Auditório Central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio

Publicação:

Capa V Forum Aftosa
-
Por Elstor Hanzen/ Ascom Seapi

O V Fórum Estadual sobre Febre Aftosa traz debates sobre o cenário internacional, as estratégias nacionais, as ações estaduais de prevenção e resposta, além de destacar caminhos para a competitividade da pecuária gaúcha e a importância da responsabilidade compartilhada. A programação técnica vai acontecer no dia 15 de maio, a partir das 14h, durante a Fenasul Expoleite, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

O evento é organizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), por meio do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa) e outras entidades parceiras.

Entre os painelistas, estão representantes do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária (Panaftosa), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Seapi, Instituto Desenvolve Pecuária e produtor e representante de entidades ligadas ao setor.

“O Fórum sobre febre aftosa do Rio Grande do Sul tem um papel fundamental em manter o tema em pauta, pois a doença ainda é uma ameaça global, mesmo que estejamos há tanto tempo sem casos no Estado”, ressalta a coordenadora do Programa de Vigilância para a Febre Aftosa da Seapi Grazziane Rigon.

Zona livre de aftosa sem vacinação

Esta edição do Fórum também marca os cinco anos da retirada da vacina e os quatro que o Rio Grande do Sul se tornou zona livre de aftosa sem vacinação com a certificação conquistada, em maio de 2021, e concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

A coordenadora do Programa lembra que “o evento busca conscientizar, atualizar e engajar todos os envolvidos na cadeia produtiva para que a doença não seja esquecida e possamos preservar o status de área livre sem vacinação com responsabilidade e vigilância constante”, alerta Grazziane.

Programação

14h - Abertura oficial

14h15 - Panorama Global da Febre Aftosa - Diego Viali dos Santos, do Panaftosa

14h40 - Brasil Livre de Febre Aftosa: Estratégias e Desafios - Geraldo Marques de Moraes, do Mapa

15h05- Ações Estaduais para Enfermidades Vesiculares: prevenção e resposta - Fernando Groff, da Seapi

15h25 - Pecuária Gaúcha: Caminhos para a Competitividade Global - Antônia Scalzilli, do Instituto Desenvolve Pecuária

15h45 - Responsabilidade compartilhada - Marcos Tang, da Granja Tang e presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando)

16h10 - Discussão e encerramento

 

Serviço

O quê: V Fórum Estadual de Febre Aftosa, durante a Fenasul Expoleite

Quando: quinta-feira (15/5), às 14h

Onde: Auditório Central do Parque Assis Brasil, em Esteio

V Fórum Estadual Febre Aftosa programacao
-

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação