Plano ABC+ RS é tema de painel na COP 28
Pesquisador Jackson Brilhante, da Secretaria da Agricultura do RS, participou de painel em Dubai
Publicação:
O pesquisador Jackson Brilhante, do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), participou nesta segunda-feira (11/12) do painel “Papel do Plano ABC+ na segurança alimentar”, na COP 28, a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, até amanhã (12/12).
Brilhante falou sobre a construção do Plano ABC+, desde a convocação para formatação do Plano, até a definição das metas para o Rio Grande do Sul. “Nós definimos oito tecnologias, todas fundamentadas com base científica, como a de bioinsumos, sistemas integrados, florestas plantadas, práticas de recuperação de pastagens e a do plantio direto”, destaca.
Segundo ele, até 2030, o Rio Grande do Sul terá uma ampliação de 4,6 milhões de hectares com tecnologias de baixa emissão de carbono e elas são fundamentais para garantir a segurança alimentar, porque trazem um aumento de carbono no solo, melhorando a qualidade do mesmo. “O solo melhor estruturado vai conseguir desempenhar a sua função de armazenagem de água, disponibilizando nutrientes e mantendo a alta atividade biológica com vários microorganismos, o que vai ser fundamental para o enfrentamento tanto de secas quanto de excessos de água”, afirma Brilhante.
O Rio Grande do Sul foi o único Estado brasileiro convidado a fazer esta apresentação sobre as ações e políticas que vêm sendo implementadas na agricultura gaúcha. O painel também contou com a participação do professor emérito da Universidade de Ohio, Rattan Lal, considerado a maior autoridade em ciências do solo do mundo e vencedor do Prêmio Mundial de Alimentação 2020 e do Nobel da Paz em 2007.
Ao final do encontro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), lançou o livro “Os 10 anos do Plano ABC+”, que mostra o histórico de construção e implementação deste programa no Brasil.
A COP 28 começou no dia 30 de novembro e termina nesta terça-feira, 12 de dezembro, com a assinatura do documento final da Conferência. No próximo ano, o Azerbaijão deve ser a sede da COP 29 e o Brasil em 2025.