Comunidades quilombolas da zona sul realizam primeira feira agroecológica em Pelotas
Publicação:
Comunidades quilombolas de Pelotas e região apresentam pela primeira vez a sua produção na Feira Agroecológica realizada no centro da cidade. São 17 famílias dos Quilombos do Algodão, Vó Elvira, Monjolo SLS e Canguçu.
A liderança do Quilombo do Algodão, Nilo Dias, que conta com 10 famílias na Feira, diz que as políticas públicas para fortalecimento da produção e comercialização das comunidades quilombolas é muito importante para o seu desenvolvimento. O Quilombo do Algodão teve o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) no programa de correção de solo, estabelecido através da consulta popular, beneficiando 11 famílias, e no programa Segunda Água, que beneficiou 4 famílias.
“A feira é muito importante para valorizar e tornar visível o trabalho destas comunidades, além de trazer renda para os quilombos. O Estado desenvolve diversos programas que atendem as principais carências desta população, entre eles o de distribuição de sementes de milho e feijão“, afirma Sérgio Dornelles, coordenador de Programas da SEAPDR na região. Só nesta semana devem chegar no escritório regional da Emater/Ascar para serem distribuídas as sementes de milho e feijão para 483 famílias quilombolas da região sul (veja a lista dos municípios beneficiados abaixo).
Na Feira, que acontece todos os sábados a partir das 8h, a população vai ter disponível diversos produtos sem agrotóxicos como hortaliças, feijão, batata doce, milho, abóbora, frutas, pães, pinhão e temperos, além de artesanato. “Acreditamos que é possível produzir alimentos a partir de tecnologias de base ecológica”, diz o texto de divulgação da Feira. A primeira edição ocorreu no último sábado (29).
O que: Feira Quilombola Agroecológica de Pelotas
Quando: todos os sábados, a partir das 8h
Endereço: Praça Cel. Pedro Osório, ao lado da Biblioteca Pública Pelotense, no centro de Pelotas
Mais informações: www.capa.org.br
Programa de distribuição de sementes de milho e feijão: As comunidades quilombolas dos seguintes municípios vão ser beneficiadas com as sementes de milho e feijão segundo o Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas (DDAPA): Arroio do Padre, Canguçu, Cerrito, Pedras Altas, Pelotas, São Lourenço e Turuçu. Os municípios de Morro Redondo e Pedras Altas vão receber no período da safrinha e em Piratini as sementes já foram entregues para o escritório regional da Emater/Ascar para distribuição posterior.