Comunidades quilombolas da zona sul realizam primeira feira agroecológica em Pelotas

Feira Agroecológica Quilombola vai funcionar aos sábados no centro de Pelotas
Feira Agroecológica Quilombola vai funcionar aos sábados no centro de Pelotas - Foto: Sérgio Dornelles/Divulgação SEAPDR

Comunidades quilombolas de Pelotas e região apresentam pela primeira vez a sua produção na Feira Agroecológica realizada no centro da cidade. São 17 famílias dos Quilombos do Algodão, Vó Elvira, Monjolo SLS e Canguçu.

17 famílias de 4 comunidades quilombolas da região sul participam da Feira com seus produtos - Foto: Sérgio Dornelles/Divulgação SEAPDR

A liderança do Quilombo do Algodão, Nilo Dias, que conta com 10 famílias na Feira, diz que as políticas públicas para fortalecimento da produção e comercialização das comunidades quilombolas é muito importante para o seu desenvolvimento. O Quilombo do Algodão teve o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) no programa de correção de solo, estabelecido através da consulta popular, beneficiando 11 famílias, e no programa Segunda Água, que beneficiou 4 famílias.

“A feira é muito importante para valorizar e tornar visível o trabalho destas comunidades, além de trazer renda para os quilombos. O Estado desenvolve diversos programas que atendem as principais carências desta população, entre eles o de distribuição de sementes de milho e feijão“, afirma Sérgio Dornelles, coordenador de Programas da SEAPDR na região. Só nesta semana devem chegar no escritório regional da Emater/Ascar para serem distribuídas as sementes de milho e feijão para 483 famílias quilombolas da região sul (veja a lista dos municípios beneficiados abaixo).

Na Feira, que acontece todos os sábados a partir das 8h, a população vai ter disponível diversos produtos sem agrotóxicos como hortaliças, feijão, batata doce, milho, abóbora, frutas, pães, pinhão e temperos, além de artesanato. “Acreditamos que é possível produzir alimentos a partir de tecnologias de base ecológica”, diz o texto de divulgação da Feira. A primeira edição ocorreu no último sábado (29).

O que: Feira Quilombola Agroecológica de Pelotas

Quando: todos os sábados, a partir das 8h

Endereço: Praça Cel. Pedro Osório, ao lado da Biblioteca Pública Pelotense, no centro de Pelotas

Mais informações: www.capa.org.br

Programa de distribuição de sementes de milho e feijão: As comunidades quilombolas dos seguintes municípios vão ser beneficiadas com as sementes de milho e feijão segundo o Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas (DDAPA): Arroio do Padre, Canguçu, Cerrito, Pedras Altas, Pelotas, São Lourenço e Turuçu. Os municípios de Morro Redondo e Pedras Altas vão receber no período da safrinha e em Piratini as sementes já foram entregues para o escritório regional da Emater/Ascar para distribuição posterior.