Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Comissões

A Comissão de Pesquisa é vinculada administrativamente à Diretoria do DDPA sendo integrada por seis (6) pesquisadores doutores, eleitos por seus pares com mandato de dois (2) anos, e dois (2) membros natos que são: o(a) Diretor(a) do DDPA e o(a) Chefe da Divisão de Pesquisa.

A CP tem competência para:  Sugerir áreas e linhas prioritárias de pesquisa em consonância com as políticas públicas e diretrizes da Seapi, para o desenvolvimento do Estado; Avaliar, apoiar e fomentar programas de pesquisa bem como a formação de grupos de pesquisa; Elaborar os editais internos de apoio à pesquisa; Avaliar os projetos de pesquisa e desenvolvimento, quando houver solicitação da Divisão de Pesquisa; Avaliar as solicitações de treinamento para a capacitação científica dos servidores; Dar suporte à Direção do Departamento na relação com os órgãos financiadores de pesquisa nacionais e internacionais; Estimular a adoção de política de registro de produtos e processos com vistas à inovação tecnológica; Dar parecer sobre projetos, afastamentos e outros assuntos inerentes à pesquisa.

A Comissão de Pesquisa deve fundamentar seus pareceres, decisões e posicionamentos com base nos conceitos científicos, tecnológicos e de desenvolvimento, tendo os órgãos de apoio à pesquisa como balizadores, quando for o caso, visando o desenvolvimento científico e tecnológico do Departamento.

Membros natos:

Dr. Caio Fábio Stoffel Efrom, Diretor do DDPA

Dra Maria Helena Fermino, Chefe da Divisão de Pesquisa do DDPA 

Membros eleitos para a gestão 2023-2025:

Dr. Guilherme Marcondes Klafke - Presidente da Comissão de Pesquisa
Dra. Priscylla Ferraz Câmara Monteiro - Vice-presidente da Comissão de Pesquisa
Dra. Ionara Fátima Conterato
Dr. Júlio Kuhn da Trindade
Dra. Kelly Cristina Tagliari de Brito
Dra. Madalena Boeni

Contato:

divisao-pesquisa@agricultura.rs.gov.br

A Comissão de Ética no Uso de Animais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (CEUA/Seapi), é diretamente vinculada à Direção do DDPA.

A CEUA é órgão colegiado que tem por objetivo acompanhar as atividades que envolvam animais, visando à observância das normas éticas na defesa de seus direitos individuais ou coletivos, em consonância com a legislação vigente, especialmente à Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008, o Decreto nº 6.899, de 15 de julho 2009, e às Normas e Regulamentos do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

Contato:

ceua-seapdr@agricultura.rs.gov.br

A Comissão Editorial do DDPA, instituída pela Portaria nº 116/2020, é composta por servidores de diversas áreas da pesquisa agropecuária e, também, de biblioteconomia. É responsável pela tramitação, validação e divulgação das publicações técnicas do Departamento. O trabalho da Comissão Editorial visa facilitar o acesso às normas de publicações técnico-científicas, sendo uma referência para servidores, colaboradores e alunos de Pós-Graduação da Instituição, orientando-os sobre a divulgação de resultados de projetos de pesquisa e desenvolvimento sob forma de trabalho técnico-científico, indicações técnicas e resultados de prestação de serviços.

A atividade editorial do DDPA é guiada por princípios éticos condizentes com sua natureza como instituição pública de pesquisa e difusão de tecnologia agropecuária. Dessa forma, a Comissão Editorial disponibiliza o Manual de Publicações Técnicas do DDPA, que reúne normas para as publicações técnico-científicas, de transferência de tecnologia e de memórias relacionadas à pesquisa agropecuária, seriadas e não seriadas, produzidas pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária - DDPA/Seapi, no que se refere à sua produção editorial e gráfica, em formato impresso ou eletrônico. Tais normas orientam o trabalho de editores, autores, avaliadores, diagramadores, revisores e demais profissionais envolvidos, assegurando a qualidade das publicações, bem como sua identificação, guarda, distribuição e racionalização de custos.

A Comissão Editorial do DDPA recebe publicações em fluxo contínuo. 

Portaria 65/2023 - Composição da Comissão Editorial

Contatos:

editorial-ddpa@agricultura.rs.gov.br

editorialddpa@gmail.com

Documentos:

O Comitê Institucional de Bolsas, vinculado à Divisão de Pesquisa/DDPA, é responsável pelo Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica, tendo por objetivo: Desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica e incentivar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa para o desenvolvimento tecnológico e de inovação aplicados à agropecuária, em complemento a sua formação acadêmica e qualificação profissional; Promover o acesso de estudantes de graduação aos processos de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação na área agropecuária. Estimular pesquisadores a engajarem estudantes de graduação no processo de desenvolvimento tecnológico e inovação, otimizando a capacidade da instituição na formação de profissionais altamente qualificados

O Comitê também é responsável pela edição anual do Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (SICIT), do Workshop de Pós-graduação e Mostra de Pesquisa do DDPA.

Contato:

divisao-pesquisa@agricultura.rs.gov.br

A Comissão de Avaliação e Descarte da Biblioteca foi criada através de Portaria Institucional nº 102/2014, em razão do processo de reestruturação e de organização da antiga Biblioteca da Fepagro. Esta Portaria foi atualizada em 2016 e, mais recentemente, em 2017 incluindo novos integrantes devido às diversas áreas de pesquisa da Instituição.

Esta Comissão é responsável por avaliar e por descartar materiais bibliográficos segundo critérios definidos na Política de Descarte da Biblioteca, bem como consultar e direcionar aos pesquisadores do Departamento, tanto da sede quanto do interior, sobre materiais referentes às suas áreas de atuação, os quais poderão sugerir o destino das obras. 

Contato:

biblioteca@agricultura.rs.gov.br

A Secretaria, através do DDPA, constituiu o Grupo de Trabalho “Mulheres na Ciência”, pela PORTARIA SEAPDR N° 49/2021, para "discutir e propor políticas institucionais de incentivo e apoio à participação das mulheres nas ciências", iniciativa pioneira dentro do Executivo do RS baseada no Projeto de Lei do Senado Nº 398, de 2018, de autoria da Senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE), que tem por objetivo principal estimular a “participação feminina nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e mitigar barreiras contra mulheres nessas áreas”.

Objetivos do GT “Mulheres na Ciência”:

I - Elaborar programas de apoio e mecanismos de compensação para manutenção das pesquisas durante a fase da maternidade;

II - Promover ações que contribuam para a desconstrução dos estereótipos de gênero, a fim de alcançar a equidade de gênero na comunidade científica;

III - Promover ações e estratégias de aumento da participação de mulheres quanto aos processos de avaliação e fomento pelas agências brasileiras de apoio à ciência, bem como avaliações internas, estimulando o aumento da participação das Tmulheres;

IV - Promover ações de inclusão de mulheres mães em atividades e propostas científicas;

V - Produzir material informativo e científico relacionado à maternidade e ciência.

Coordenação

Dra. Lissandra Souto Cavalli

Dra. Maria Helena Fermino

Pesquisadoras DDPA/Seapi

Equipe

Dra. Adriana Kroef Tarouco

Dra. Andréa Ferretto da Rocha

Dra. Claudia Fogaça

Dra. Denise Reif Kroeff

Dra. Giovana Dantas de Araujo

Dra. Lissandra Souto Cavalli

Dra. Maria Helena Fermino

Dra. Miriam Valli Büttow

Dra. Rovaina Laureano Doyle

Técnico Superior Administrativo: Administradora Úrsula Flores Catelan

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação