Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Agricultura e Emater/RS-Ascar levam informações sobre o carrapato bovino a produtores rurais

Publicação:

Seapi e Emater vêm promovendo dias de campo sobre o assunto em diversas localidades do Estado
Seapi e Emater vêm promovendo dias de campo sobre o assunto em diversas localidades do Estado

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Emater/RS-Ascar promoveram, nesta terça-feira (6/6), em São Francisco de Paula, dia de campo sobre o carrapato bovino e estratégias sustentáveis de controle do parasito. O evento reuniu mais de 150 pessoas. 

A Secretaria da Agricultura oferece aos produtores rurais gaúchos, de forma gratuita, o serviço de testagem de eficácia e detecção de resistência dos carrapatos aos carrapaticidas. O teste, também conhecido como biocarrapaticidograma, é realizado no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (CEPVDF), laboratório oficial da Seapi para diagnóstico e pesquisa em saúde animal.

"O carrapato bovino é um problema comum dos pecuaristas do Rio Grande do Sul, e estimativas apontam um prejuízo de cerca de R$ 300 milhões ao ano no Estado devido aos custos com controle e perdas na produção", informou o pesquisador José Reck, que fez a apresentação no dia de campo.

Reck destacou a importância de realizar a detecção precoce da resistência aos carrapaticidas, reduzir o número de tratamentos ao ano e adotar outras estratégias conjuntas. Também ressaltou o papel fundamental das ações articuladas no combate ao parasito, que têm sido ampliadas na integração dos esforços da Secretaria com a Emater/RS-Ascar.

“Para atingirmos o objetivo comum de um controle mais sustentável do carrapato, é importante colocar na mesma roda de discussão produtores rurais, o serviço veterinário oficial, os agentes de extensão, os pesquisadores e ainda a indústria farmacêutica”, frisou.

A Seapi e a Emater/RS-Ascar vêm promovendo dias de campo sobre o tema em diversas localidades do Estado. Na semana passada, o evento foi organizado para produtores rurais de Marques de Souza, no Vale do Taquari, com foco na pecuária leiteira da região.

Para mais informações sobre a realização do biocarrapaticidograma gratuito no CEPVDF, produtores rurais e técnicos podem contatar o Setor de Protocolo do centro de pesquisa pelo WhatsApp (51) 98594-2848.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação