Abertura da colheita do tabaco será nesta terça-feira (06/12) em São Lourenço

tabaco
- - Foto: Fernando Dias/SEAPDR

Nesta terça-feira (06/12), na localidade de Campos Quevedos, às margens da RS 265, em São Lourenço do Sul, ocorre a 5ª Abertura da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul. A cerimônia será às 14h, na propriedade de Romiro Bierhals e Tiago Rutz Krolow e é uma promoção da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com apoio do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e Prefeitura de São Lourenço do Sul.

“Extremamente importante estarmos presentes na abertura da colheita do tabaco, cadeia que tem uma representatividade com mais de 70 mil produtores no estado do Rio Grande do Sul, está presente em mais de 200 municípios, e exporta para mais de 100 países, com um valor muito expressivo em divisas e tributos”, afirma o secretário da Agricultura, Domingos Velho Lopes. O secretário destaca ainda a importância da reativação da Câmara Setorial do Tabaco.

Na agenda da abertura da colheita, está prevista também a assinatura de renovação do termo de cooperação técnica do Programa Milho, Feijão e Pastagens após a Colheita do Tabaco, que no Rio Grande do Sul é realizado em parceria entre Seapdr, SindiTabaco, Afubra, Fetag-RS e Farsul. O termo tem por objetivo estabelecer compromisso entre as partes signatárias na implementação do programa, no sentido de maximizar a rentabilidade e auxiliar na viabilização de pequena propriedade rural por meio da diversificação de culturas. O programa existe há 36 anos.

Em 2021, a cerimônia de abertura ocorreu no município de Vale do Sol, no Vale do Rio Pardo.

O que: 5ª Abertura da Colheita do Tabaco

Quando: 06/12, às 14h

Onde: localidade de Campos Quevedos, às margens da RS 265, em São Lourenço do Sul