Painel de Trânsito Animal mostra movimentação de animais de produção no RS
Publicação:

Quantos animais foram movimentados pelo Rio Grande do Sul, com filtros por mês, espécie, municípios de saída ou destino, além do estado de origem em caso de ingresso interestadual. Todas essas informações estão disponíveis de forma pública no Painel de Trânsito Animal, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e disponível em seu site.
Os dados são coletados a partir das Guias de Trânsito Animal (GTAs) que tenham o Rio Grande do Sul como origem ou destino. O painel é atualizado mensalmente e conta com os dados de movimentação animal no estado desde 2021.
"A solicitação de dados da movimentação animal é uma demanda recorrente que recebemos, para alimentar pesquisas de instituições e análise de dados dos diferentes atores da cadeia pecuária, das diversas espécies de animais de produção. A disponibilização em painel irá agilizar o acesso ao dado público atendendo aos interesses do setor público e privado", explica o diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA/Seapi), Francisco Lopes.
Por meio do Painel de Trânsito Animal, é possível consultar que, no primeiro quadrimestre de 2025, houve a emissão de 612.386 GTAs, sendo 18.420 para fora do estado e 11.800 ingressando no RS. Os equinos foram os animais com mais emissão de guias, com 209 mil, seguido pelos bovinos (205 mil).
A partir dos filtros, pode-se consultar com mais detalhes as GTAs emitidas, conforme município de origem, destino e finalidade do transporte. Estas informações estão segmentadas por bovinos, equinos, suínos, galinha e ovinos.