Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Treinamento de integração lavoura-pecuária em terras baixas é realizado no Irga

Atividade contou com a participação de extensionistas e pesquisadores de todas as regiões arrozeiras e outras entidades

Publicação:

Treinamento (1)
Treinamento foi realizado na Estação Experimental do Irga, em Cachoeirinha - Foto: Divulgação Irga

Na Estação Experimental do Arroz do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha, foi realizada, na quarta (23/4) e quinta-feira (24/4), o treinamento de Integração Lavoura-Pecuária em terras baixas. A ação contou com a presença de extensionistas e pesquisadores do Instituto, além de representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Embrapa, Rede Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Rede ILPF) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O evento foi organizado sob o guarda-chuva do Projeto Integra RS, resultado de acordo recém assinado entre a Rede ILPF e a Seapi, e que tem como objetivo ampliar a adoção da ILPF no Rio Grande do Sul, fortalecer as cadeias produtivas regionais e locais, aumentar a produtividade, recuperar áreas degradadas e impulsionar uma agricultura mais sustentável, gerando mais renda e desenvolvimento para o campo.

O coordenador do Plano ABC+RS da Seapi, Jackson Brilhante, ressaltou que este é o primeiro treinamento de várias ações, oriundos do convênio firmado, que vão acontecer ao longo do ano. “É fundamental conseguirmos capacitar os técnicos, que são as pessoas que irão proporcionar uma assistência técnica adequada utilizando a tecnologia da Integração Lavoura-Pecuária. Então quanto mais técnicos estiverem qualificados para isso, mais o Estado vai conseguir avançar com a implementação dessas tecnologias na propriedade rural, que trazem o aumento da resiliência ao sistema de produção, a diversificação da renda e maior rentabilidade”, afirmou Brilhante.

O treinamento contou com diversas palestras que abordaram sistemas integrados de produção em nível de Brasil e de Estados, com abordagem principal sobre os manejos de inverno. Durante os dois dias de treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de discutir e aprender sobre as melhores práticas de Integração Lavoura-Pecuária em terras baixas.

Conforme o gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, Luiz Fernando Siqueira, a iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento da produção agrícola no Rio Grande do Sul, promovendo a adoção de práticas mais sustentáveis e eficientes. "Cada região possui características próprias e que precisam ser consideradas, inclusive na implantação do Sistema Arroz RS14, pois é um sistema bastante complexo e que é necessário levar em consideração as peculiaridades de cada região", afirma o agrônomo.

De acordo com a coordenadora de projetos da Rede ILPF, Andreza Cruz, que está à frente da iniciativa, o objetivo deste treinamento é a atualização do corpo técnico e científico do Irga em relação ao manejo das culturas de inverno, principalmente na presença dos animais e diversificação da produção com rotação de culturas para aumentar produtividade e diminuir risco na cultura do arroz.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação