Silvana Covatti é a primeira mulher a integrar a Galeria de Ex-secretários da Agricultura do Rio Grande do Sul

Foto Gustavo Mansur  Palácio Piratini
Com a inclusão do quadro de Silvana Covatti, a galeria fica composta por 41 fotos. Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Por Ascom/Seapi

A deputada estadual Silvana Covatti é a primeira mulher a integrar a Galeria de Ex-secretários da Agricultura. Sua foto foi descerrada nesta quarta-feira (22/3) na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) em Porto Alegre. Ela comandou a pasta de março de 2021 a março de 2022. A cerimônia contou com a presença do atual secretário, Giovani Feltes, que assumiu a instituição em janeiro deste ano.

Silvana agradeceu a todos que prestigiaram o evento. “Nesse dia tão importante, da caminhada de uma mulher pública, quero agradecer a todos os servidores efetivos da Secretaria da Agricultura que souberam lidar com o comando de uma mulher nessa pasta”, relembrou. “Deixei uma marca para as mulheres gaúchas”, falou com orgulho.

A deputada afirmou que sua gestão foi uma experiência que jamais pensou em ter na vida. “Fiquei feliz em conduzir essa pasta em um momento difícil como a estiagem mais severa que tivemos no Rio Grande do Sul, e que continua atualmente, porque pude ajudar várias prefeituras a terem água, muitas vezes para beber. Foi um grande desafio”, destacou Silvana.

O atual secretário da Agricultura, Giovani Feltes, disse que foi uma honra e um prazer descerrar a foto de Silvana, ainda mais durante o mês das mulheres (março). “Agora a gente pode visualizar e eternizar aqui na Secretaria a primeira mulher que se utilizou desse espaço para exercitar a política pública”, pontuou.

“É um privilégio ver a primeira mulher a estabelecer-se aqui na Secretaria de uma forma histórica e perene. Ela que já foi também a primeira mulher a presidir o Parlamento do Rio Grande do Sul. Durante muito tempo, uma das figuras mais queridas da política do Rio Grande do Sul”, comemorou Feltes, ao destacar o protagonismo feminino em uma secretaria “significativa e relevante do Rio Grande do Sul”.

Também esteve presente ao ato o secretário de Turismo, Vilson Covatti; prefeitos e vereadores de várias regiões do Estado e demais representantes.

Trajetória

Silvana Covatti assumiu em 30 de março de 2021, sendo a primeira mulher à frente da pasta na história do Rio Grande do Sul.  Na política, depois de 23 anos dedicados aos bastidores, Silvana chegou pela primeira vez à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 2006. Em 2016, foi a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia Legislativa do Estado em mais de 180 anos de história.