Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Secretaria da Agricultura participa de evento de irrigação promovido pela BAT Brasil

Publicação:

Evento BAT irrigacao 1
O engenheiro agrônomo da Seapi, Nadilson Ferreira, apresentou o programa de irrigação da Secretaria - Foto: Divulgação Seapi

Em encontro com 400 produtores, servidores da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) apresentaram o projeto de irrigação do Estado e a importância para a produtividade das culturas. O evento “Irriga + BAT”, promovido pela empresa BAT Brasil, que lida com a integração junto aos produtores de tabaco, foi realizado nesta quinta-feira (11/7), no município de Canguçu.

O analista agropecuário e florestal da Seapi, Nadilson Roberto Ferreira, apresentou o programa de irrigação da Secretaria que prevê benefício de 20% do valor do projeto, limitado a R$ 100 mil por produtor rural que fizer a implantação de algum sistema em sua propriedade. “A intenção é promover o uso da irrigação localizada na cultura e sua rotação, fazendo a adesão do programa de irrigação do Estado com ganhos em produtividade, qualidade e rendimento econômico”, destacou.

A projeção de estiagem para os próximos meses também traz preocupação para o Rio Grande do Sul, assunto abordado pelo economista da Secretaria, Luis Kopschina, que também destacou a importância da irrigação para a produção agrícola, além de ser uma importante ferramenta de gestão contras as incertezas climáticas. O diretor-adjunto do Departamento de Infraestrutura e Usos Múltiplos da Água (Dinfra), Ivan Trenvisan, também esteve presente.

Evento BAT irrigacao 2
Evento reuniu cerca de 400 pessoas em Canguçu - Foto: Divulgação Seapi

 

Sobre o programa

O Estado custeará 20% do projeto de irrigação, limitado a R$ 100 mil por beneficiário. As regras para participação estão publicadas no edital, que pode ser conferidas aqui.

Os produtores rurais podem apresentar projetos até 30 de abril de 2025 que contemplem implantação ou ampliação de sistemas de irrigação (por aspersão, localizada ou por sulcos) ou construção, adequação ou ampliação de reservatórios de água para fins de irrigação.

Os critérios de seleção incluem a análise e a aprovação do projeto; a situação regular do produtor rural no Cadin/RS; e a regularidade fiscal. Será observada a ordem cronológica da emissão de Declaração de Enquadramento, até o limite de disponibilidade orçamentária.

O Estado pagará a subvenção ao produtor rural em parcela única, após a execução do projeto e o beneficiário deverá apresentar laudo de  conclusão/execução, assinado pelo responsável técnico, e demais documentos comprobatórios.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação