Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Secretaria da Agricultura apreende 1,2 mil litros de Paraquate no Noroeste do RS

Publicação:

Produto é ilegal e seu uso está proibido no RS desde 2021
Produto é ilegal e seu uso está proibido no RS desde 2021

Equipe de fiscais estaduais da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com o apoio da Brigada Militar, realizou a apreensão de 1.220 litros de agrotóxico do princípio ativo Paraquate, de origem estrangeira e uso proibido. A ação de fiscalização foi realizada na região noroeste do Estado, nesta quinta-feira (19).

Os agrotóxicos de princípio ativo Paraquate tiveram sua comercialização proibida pela Anvisa a partir de 22 de setembro de 2020, e seu uso vedado em 31 de maio de 2021 na região sul do Brasil, em função de estar associado ao desenvolvimento da doença de Parkinson, segundo estudos científicos. Além da questão de riscos à saúde, a importação desses agrotóxicos é considerada crime de contrabando, por se tratar de produto proibido. Antes da proibição, o principal uso deste produto destinava-se a dessecação de plantas daninhas, em especial o azevém e a buva.

"A entrada desse agrotóxico no Brasil se dá de forma ilegal, em geral trazidos da Argentina e Uruguai, o que tem exigido grande esforço dos órgãos policiais e de fiscalização. Aqueles que adquirem este produto, em geral, sabem da proibição, mas mesmo assim assumem o risco", destaca o chefe da divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Seapdr, Rafael Friederich de Lima.

Ao realizar a compra de insumos, como agrotóxicos, o produtor rural deve sempre verificar a idoneidade do comerciante, que deve possuir o registro específico na Secretaria da Agricultura. Em caso de dúvidas, o agricultor pode entrar em contato pelo e-mail insumos@agricultura.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3288-6304.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação