Comunidade Quilombola de Canoas monta padaria com recursos do Feaper
Publicação:

A construção de uma padaria para o Quilombo Chácara das Rosas, de Canoas, com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) e apoio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e sua conveniada, Emater/RS, beneficiará 32 famílias da comunidade quilombola, que poderá utilizar o espaço que servia de salão comunitário para produzir pães e derivados para abastecer a comunidade e comercializar o excedente.
“A entrega de equipamentos de alto padrão proporcionará uma melhor qualidade de vida, pois a comunidade produzirá alimentos de forma mais natural e caseira. Nossa missão como parte do Estado é promover qualidade de vida com sustentabilidade para as comunidades mais vulneráveis”, lembrou o diretor do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesca, Aquicultura, Quilombolas e Indígenas da SDR, Evandro Durr.
A comunidade quilombola também foi capacitada com um curso de aproveitamento integral de alimentos que a conveniada da SDR, Emater, disponibilizou junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
“A SDR prestou apoio na operacionalização de todo o processo, dando suporte e assessoria aos parceiros envolvidos”, comentou o agrônomo da SDR, Henrique Ritter, um dos gestores da ação. “Ao levar políticas públicas para a sociedade, o Estado se faz presente, como prega o decreto 6.040/2007 que institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais”, lembrou o coordenador de programas da SDR, Sérgio Dorneles.