Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Secretaria da Agricultura se reúne com municípios do raio da gripe aviária para alinhar informações

Encontro foi realizado nesta segunda-feira (19/5), em Montenegro

Publicação:

IMG 7398
Foto: Divulgação/Seapi
Por Elstor Hanzen/ Seapi

O secretário adjunto da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Márcio Madalena, e a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), Rosane Collares, se reuniram com os representantes dos municípios que estão dentro do raio de dez quilômetros dos focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1), conhecida como gripe aviária, em Montenegro e Sapucaia do Sul, na manhã desta segunda-feira (19/5).

Rosane destacou que o objetivo foi “atualizar e alinhar o que está acontecendo no Estado e quais ações estão sendo realizadas em Montenegro. Também foi uma oportunidade de esclarecer como o Serviço Veterinário Oficial do RS está atuando, além de tirar as dúvidas que os municípios possuam após a confirmação dos focos”, enfatizou.

O Rio Grande do Sul publicou o decreto 58.169/2025 que declara estado de emergência em saúde animal por 60 dias no raio de dez quilômetros do foco. O estado de emergência é válido nos municípios de Triunfo, Capela de Santana, Nova Santa Rita, Montenegro, Esteio, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Portão. Nesse caso, a área de emergência (que inclui a totalidade dos municípios) não corresponde à área de interdição, que se resume aos dez quilômetros a partir da coordenada do foco.

Sobre a gripe aviária

A influenza aviária ou gripe aviária é uma doença viral que afeta principalmente aves, mas também pode infectar mamíferos, inclusive o ser humano. A transmissão ocorre pelo contato com aves doentes e também pela água ou pelos materiais contaminados.

Todas as suspeitas da doença, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves, devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), por meio da Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária, pelo sistema e-Sisbravet ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação