Evento de abertura da colheita do tabaco reforça necessidade de defesa do setor

Colheita do tabaco ocorreu em propriedade de São Lourenço do Sul
Colheita do tabaco ocorreu em propriedade de São Lourenço do Sul - Foto: Divulgação/Seapdr
Por Luciana Jost Radtke/Ascom Afubra com edição da Ascom/Seapdr

Os produtores rurais Romiro Bierhals e esposa Marilda, Tiago Rutz Krolow e esposa Josiane, e Josiel Bierhals recepcionaram, nesta terça-feira (6/12), autoridades e lideranças para a Abertura Oficial da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul. A solenidade ocorreu na localidade de Campos Quevedos, interior de São Lourenço do Sul, na região Sul do Estado. Nos pronunciamentos durante o evento, enfatizou-se a necessidade dos diferentes atores defenderem o setor que reúne cerca de 70 mil produtores em mais de 200 municípios gaúchos.

Para o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, é importante proteger o sistema integrado da produção de tabaco. “Que os fumicultores brasileiros possam, por várias décadas, continuar produzindo tabaco de qualidade, que nos torna, há 30 anos, o maior exportador e o segundo maior produtor”.

Ao agradecer a família anfitriã, o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, conclamou a imprensa sobre a importância de divulgar o que representa o setor tabaco para os produtores, mas também para os municípios, estados e para o Brasil. Sobre a estimativa de produção para a safra atual – 256,7 mil toneladas de tabaco no RS (3,8% acima do cultivado no ciclo anterior) – Werner explicou a forma como esses números foram obtidos, lembrando que os números finais de produção e produtividade dependem do clima. “Nossa orientação, como entidade, sempre é de não aumentar a produção, mas, apostar na qualidade, para que possamos ter um bom preço no momento da comercialização”.

Lopes (d) falou da importância da fumicultura e outras cadeias produtivas serem reconhecidas já que são a base da riqueza do RS - Foto: Divulgação/Seapdr

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Antonio Velho Lopes, representando o Governo do Estado, lembrou a representatividade da cadeia produtiva do tabaco. “Nesse sentido, na valorização do produtor rural, temos trabalhado e vamos defender as mais de 30 cadeias produtivas do Rio Grande do Sul. Nosso Estado é agrícola. Precisamos mostrar o nosso valor e nossa importância, inclusive, no cumprimento das regras ambientais, sociais e econômicas”, disse. Lopes finalizou argumentando que é necessário se unir para construir boas soluções para todos, deixando um legado para as próximas gerações.

O deputado estadual Elton Weber destacou que “devemos defender o setor que traz muitas divisas ao país”. Já o deputado estadual Zé Nunes, representando a Assembleia Legislativa, lembrou que o tema da cadeia produtiva é amplo. “Agora trabalhamos numa forma de estabilizar o momento da comercialização”.

O prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter, ao citar a diversificação do município, enfatizou a relevância do setor do tabaco. “Aqui temos 3.930 famílias envolvidas com a produção. O setor também se destaca por suas ações sociais e assistência técnica das empresas e da Afubra. Com alegria, podemos declarar oficialmente aberta a colheita do tabaco aqui em São Lourenço do Sul e nas demais regiões produtoras”, declarou.

Anfitrião do evento e associado da Afubra desde 1992, Romiro e a esposa Marilda têm na filha Josiane e no genro Tiago, associados da entidade desde 2012, e no filho Josiel, a sucessão da propriedade de 29 hectares. Destes, 15% são destinados à plantação de tabaco e 43% utilizados para milho e soja. A propriedade conta ainda com benfeitorias, mata nativa e reflorestamento com eucalipto, açude, pomar e horta.

Aproveitando a Abertura da Colheita do Tabaco, SindiTabaco, Afubra, Fetag, Farsul e Seapdr realizaram também a assinatura do convênio do “Programa Milho, Feijão e Pastagens após a colheita do tabaco”. O programa incentiva a diversificação e a otimização no aproveitamento dos recursos das propriedades rurais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná.

Integrando o calendário de eventos do Estado, a 5ª Abertura da Colheita do Tabaco no Rio Grande do Sul foi organizada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Afubra, SindiTabaco e Prefeitura de São Lourenço do Sul. O primeiro evento foi realizado em 2017, em Venâncio Aires; o segundo, em 2018, em Canguçu; o terceiro, 2019, em Arroio do Tigre; e o quarto, em 2021, em Vale do Sol.

Números

A produção sul-brasileira de tabaco na safra 2021/2022 foi de 560.181 toneladas, sendo 512.594 toneladas na variedade Virgínia, 41.793 no Burley e 5.794 toneladas no Galpão Comum. O Rio Grande do Sul foi responsável por 44,2% da produção do Sul do Brasil, alcançando 247.334 toneladas.