Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Estudantes das escolas do entorno do foco de gripe aviária recebem orientações da Seapi

Publicação:

Ações de educação sanitária na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardino Luís de Souza, em Montenegro
Ações de educação sanitária na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardino Luís de Souza, em Montenegro - Foto: divulgação/Seapi
Por Maria Alice Lussani

Olhos curiosos e atentos. E as perguntas se sucedem... “O que é mesmo gripe aviária? A gente pode pegar? Tem risco se comer a carne e os ovos?”. Na manhã desta terça-feira (20/05), na sala de aula da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernardino Luís de Souza, na localidade de Porto Garibaldi, em Montenegro, o assunto foi a gripe aviária.

O médico veterinário Felipe Campos, coordenador de Educação Sanitária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), explicou para os alunos de uma turma da educação infantil o que é a gripe aviária, quais os sintomas e os possíveis riscos. Estas ações começaram hoje nas escolas estaduais e municipais do entorno do foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1), confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na última sexta-feira (16/05) em um estabelecimento avícola de reprodução do município.

“Desde que foi desencadeado o foco de gripe aviária, a seção de educação sanitária começou a organizar uma agenda tanto com a Secretaria da Saúde quanto com a Secretaria de Educação. E ao longo desta semana, nós temos agendamentos com escolas municipais e estaduais, a começar pelas áreas no entorno deste foco, com as crianças da educação infantil até o ensino médio”, afirma Felipe.

A gripe aviária é tema de ação da educação sanitária da Seapi em escola de Montenegro
A gripe aviária é tema de ação da educação sanitária da Seapi em escola de Montenegro - Foto: divulgação/Seapi

Segundo ele, o principal objetivo é esclarecer a situação. “Nós estamos realçando que os alimentos oriundos de aves, as carnes e os ovos, não têm qualquer problema em relação à saúde e tirando as principais dúvidas que os estudantes possam ter”, declara.

Os servidores da área de educação sanitária da Seapi também estão trabalhando com os profissionais das escolas, como professores, coordenadores e merendeiros. “Nós estamos trabalhando as principais informações do que está acontecendo na cidade, quais as formas de identificar os animais doentes e os principais canais de notificação e as formas das pessoas se protegerem”, destaca.

As conversas estão ocorrendo nos três turnos escolares, algumas inclusive com a presença do grupo de pais das localidades.

Para mais informações sobre a gripe aviária acesse: https://www.agricultura.rs.gov.br/gripe-aviaria-veja-informacoes-e-orientacoes-a-populacao 

Mais notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação