Delegação mineira conhece trabalho desenvolvido pela Seapi em inspeção vegetal
Publicação:

Uma missão técnica do Consórcio de Desenvolvimento e Valorização dos Municípios (Convales), de Minas Gerais, esteve nesta semana em visita à Divisão de Inspeção de Produtos Vegetais da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). A finalidade foi capacitar os profissionais do Convales antes da implementação do Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sisbi-Pov) em 19 cidades da região Noroeste de Minas Gerais e uma de Goiás.
“Nossa delegação de técnicos e secretários municipais de Agricultura esteve buscando referências sólidas da atividade, com o objetivo de realizar a troca de experiências e melhorar nossos conhecimentos e competências”, afirmou a coordenadora do SIM-Convales, Rosangela Caldeira.
A chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) da Seapi, Fabíola Lopes, explicou que eles desejam obter a equivalência federal, por meio do Sisbi-POV. “E hoje, o Rio Grande do Sul é o único estado que possui o Sistema. Assim, está servindo de modelo a outros estados”, destaca Fabíola.
Ela conta que, na segunda-feira (7/4), os visitantes tiveram uma reunião técnica na Seapi, onde foi apresentado o histórico da atuação do Estado na Inspeção Vegetal e o procedimento que o Estado passou até a adesão ao SisbiPOV.
Na terça-feira (8/4), a delegação conheceu uma vinícola familiar em Pinto Bandeira e uma cooperativa de vinhos e derivados em Bento Gonçalves, para ficarem a par dos processos de elaboração e as boas práticas enológicas.

“E ontem (9/4), visitaram os três laboratórios que fazem parte do Laboratório de Referência Enológica (Laren), vinculado à Seapi, em Caxias do Sul: Laboratório de Análises Básicas, Laboratório de Análises Cromatográficas e Laboratório de Análises Isotópicas”, detalhou a chefe da Dipov. “Além disso, conheceram a Cantina do Laren, onde, durante toda a safra, são microvinificadas amostras de uvas representativas de todas as regiões produtoras do Estado”.
Para Fabíola, é muito importante o reconhecimento do trabalho executado pelo estado do Rio Grande do Sul há anos na área de inspeção vegetal. “Ele foi o primeiro a obter a equivalência federal e, agora, está servindo de modelo a outros estados. Com mais estados e municípios aderindo ao Sisbi-POV, temos uma grande oportunidade de enriquecer na transferência de informações e experiências”, conclui Fabíola.