Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Caravana ILPF chega ao Rio Grande do Sul

Publicação:

Caravana ILPF Júlia Chagas   Ascom Seapi
- - Foto: Júlia Chagas/Ascom Seapi
Por Maria Alice Lussani

A Caravana Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) está no Rio Grande do Sul pela primeira vez e vai percorrer cinco cidades com atividades e temas relacionados às vantagens e desafios dos sistemas ILPF.

Hoje (15/04) à tarde, no auditório da Emater-RS, em Porto Alegre, ocorreu a abertura oficial que deu início aos trabalhos. A presidente da Emater, Mara Saalfeld, destacou que a Emater, através de um contrato com o governo do Estado do Rio Grande do Sul, trabalha há muito tempo com estes sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, com o objetivo de obter mais sustentabilidade, não só econômica, mas social. “Um dos exemplos que lembro vem do gado leiteiro, onde é comprovado que a produção aumenta e a qualidade melhora, quando as vacas têm mais sombra, mais conforto térmico”.

Já o Diretor Executivo da Rede ILPF, Francisco Matturro, destacou que é um programa que já deu certo. “Este sistema de integração dá certo em pequenas, médias e grandes propriedades e quem ganha é o município, o estado e o país, isto muda o IDH (Índice de Desenvolvimento Econômico) de um país”.

Após a abertura, ocorreu o debate “Desafios da inserção do componente florestal nos sistemas ILPF no RS”, na sede da Emater, em Porto Alegre. O coordenador do Plano ABC+ e pesquisador da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Jackson Brilhante, participou do debate. Segundo ele, o Rio Grande do Sul é hoje o terceiro estado do Brasil que mais utiliza ILPF, com 2,2 milhões de hectares.

“O Rio Grande do Sul já trabalha com sistemas integrados com componente florestal. E a política pública desenvolvida aqui, o Plano ABC+ RS, trabalha com estes sistemas e quer ampliá-los”, afirma Brilhante. A meta é chegar a 2030 com um milhão de hectares com sistemas de integração, afirma.

Estiveram também presentes no painel Adelaide Juvena, da Emater, Fernanda Moojen, da UFRGS e André Bordignon, do Sebrae-RS. A moderação foi de Marcelo Muller, da Embrapa Gado de Leite. Pela manhã, a Caravana fez uma visita técnica na Estação Experimental da UFRGS, em Eldorado do Sul.

Durante o evento foi lançado o aplicativo digital do ILPF, concebido para coletar dados de campo e melhorar a adoção de sistemas ILPF no Brasil.

Programação

Nesta terça-feira (16/04) a Caravana estará em Bagé participando de um dia de campo sobre “Sistemas ILPF na região da Campanha” e na quarta-feira (17/04) vai participar de visita técnica e palestra sobre “Sistemas ILPF na metade sul”, em Rosário do Sul.

Ijuí recebe a Caravana na quinta-feira (18/4) para palestra sobre “Componente arbóreo nos sistemas integrados com pecuária leiteira” e na sexta-feira (19/04), último dia, será a vez de debate sobre “Produção de forragem e culturas de inverno para o gado leiteiro”, em Passo Fundo.

A Caravana ILPF é um projeto permanente da Rede ILPF, em parceria com a Embrapa, que passa pelas mais diversas regiões produtoras do Brasil, como alternativa sustentável e rentável para a agropecuária do país.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação