Antiga Estação Experimental na Serra Gaúcha é pauta do Chimarrão com Inovação
Publicação:
Popularmente conhecida como “Antiga Estação Experimental de Viticultura e Enologia” na Região da Serra Gaúcha, o atual Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Alimentos e Bebidas (Ceab), vinculado ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi) é o próximo tema do Chimarrão com Inovação. O pesquisador Alexander Cenci vai apresentar “Caxias do Sul/RS: 104 anos de pesquisa e desenvolvimento” nesta sexta-feira (6/12), às 10h. O evento ocorrerá de forma on-line, com transmissão gratuita pelo canal do DDPA no Youtube.
Localizado no Distrito de Fazenda Souza, em Caxias do Sul, o Centro já completou um século de atuação na área da pesquisa agropecuária e teve sua fase inicial vinculada ao pioneirismo na pesquisa, no ensino, na extensão e no fomento à vitivinicultura do Rio Grande do Sul. Com o decorrer dos anos, novas demandas foram apresentadas pela Seapi e pela região, de modo que o Centro de Pesquisa ampliou sua atuação para a área de alimentos e bebidas, incluindo temas como agroindústria familiar, lúpulo e cerveja, apicultura e meliponicultura, sistemas integrados com ovinos, além de outras ações relacionada à cadeia regional de frutas e hortaliças.
Cenci explica que, quanto ao tema da agroindústria familiar, destacam-se ações de capacitação de agricultores realizadas em parceira com a Emater/RS-Ascar através do Centro de Formação de Agricultores da Fazenda Souza (CEFAS), as quais incluem cursos de laticínios, processamento de frutas e hortaliças, Boas Práticas de Fabricação e Gestão de Agroindústrias.
“Pesquisas relacionadas ao tema das agroindústrias familiares também fazem parte do escopo de atuação do Ceab, como as associadas ao Selo Arte e aos entraves burocráticos enfrentados para formalização de estabelecimentos junto ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF)”, diz Cenci.
De acordo com o pesquisador, no tema do lúpulo e suas interfaces com a cadeia produtiva da cerveja, em especial com as cervejas artesanais, o Centro, nos últimos três anos, vem atuando de modo a compreender como essa cadeia produtiva estrutura-se no Estado, além da recente implantação de lupulal e casa de vegetação visando pesquisar as variedades lúpulo que melhor se adaptam às condições edafoclimáticas do Rio Grande do Sul.
Cenci conta ainda que, na temática da apicultura e da meliponicultura, destaca-se o Acordo de Cooperação vigente com a Associação Caxiense de Apicultores (ASCAP), no qual são realizadas ações anuais de capacitação na área. No tema específico da meliponicultura, em expansão no RS, estão em andamento pesquisas relacionadas ao perfil e qualidade dos méis de Abelha Sem Ferrão, as quais visam auxiliar a Seapi na elaboração dor futuros Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade dos produtos.
“Recentemente também se realizou no Centro de Pesquisa um curso teórico-prático para profissionais de assistência técnica em meliponicultura visando fomentar o assunto. O tema da cadeia regional de frutas e hortaliças também faz parte do contexto de atuação do Centro”, explica Cenci. Nesse sentido, recentemente a Seapi firmou um Termo de Cooperação com a Prefeitura Municipal de Caixas do Sul para a retomada do Horti Serra, evento que já possui seis edições, cujas novas edições, a partir de 2025, serão realizadas em sete hectares de área específica localizada dentro de Centro de Pesquisa”.
Segundo Cenci, o Horti Serra tem por objetivo apresentar experiências e tecnologias atualizadas em horticultura e fruticultura para agricultores, estudantes, profissionais da área e consumidores. Na temática da uva e do vinho cabe destacar que as ações no Centro de Pesquisa atualmente consistem em cursos de vinificação destinados a agroindústrias familiares vinculadas ao PEAF, realizadas na Cantina-Escola, bem como ações de pesquisa visando ao resgate de variedades que fizeram parte da história da uva e do vinho da Serra Gaúcha.
Serviço
O quê: Chimarrão com Inovação
Quando: sexta-feira (6/12), às 10h, de forma on-line e gratuita
Onde: Canal de Eventos do DDPA/Seapi no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=P9Tr9mGtd-c