Alternância entre tempo seco e chuva marcará semana do Natal no RS
Publicação:
A previsão para a próxima semana no Rio Grande do Sul aponta para um cenário de variações no tempo, com alternância entre períodos secos e a possibilidade de chuvas isoladas em diferentes regiões. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 51/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Sexta-feira (20/12): pela manhã, as instabilidades estarão concentradas na metade leste do Rio Grande do Sul, com os maiores volumes de precipitação previstos para as áreas próximas à divisa com Santa Catarina, região metropolitana e em partes do litoral. Até o final do dia, o sistema deverá se deslocar para o oceano, ainda podendo ocasionar acumulados no norte do estado, região metropolitana e litoral norte. No extremo sul, pequenos volumes de chuva poderão ocorrer devido a um sistema frontal atuando no oceano, embora sua influência não seja suficiente para provocar precipitações em outras áreas do estado.
Sábado (21/12): a atuação dos jatos de baixos níveis, correntes de vento que transportam calor e umidade da Amazônia para o sul do país, estará concentrada na divisa entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, juntamente com o avanço de um anticiclone migratório sobre o estado. Essa configuração favorecerá a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas, inicialmente no sul do estado, que, ao longo do sábado e do domingo, avançarão em direção ao nordeste, trazendo nebulosidade e possibilidade de precipitações para o restante do território gaúcho.
Domingo (22/12): a chegada de uma massa de ar frio deverá proporcionar um alívio nas temperaturas em relação aos dias anteriores, marcando o tempo com temperaturas amenas em todo o estado.
Segunda-feira (23/12): a nebulosidade deverá permanecer sobre grande parte do território gaúcho, com possibilidade de chuvas de baixo volume, especialmente nas áreas próximas ao litoral.
Terça-feira (24/12): o sistema responsável pela presença de nuvens nos dias anteriores finalmente se afastará, mas, ao longo do dia, um cavado se formará no oeste do estado, gerando chuvas em áreas entre o oeste e o norte do RS. Esse sistema deverá avançar e atingir as demais regiões ao longo da quarta-feira (25/12).
Os prognósticos para os próximos sete dias indicam a ocorrência de chuvas que podem chegar até volumes moderados sobre o estado. O Norte do estado será o mais afetado, oscilando em valores entre 20 mm até 100 mm. Entre o Centro e Sul do RS, os volumes devem ficar entre 5 mm até pontos com acumulados de 50 mm.
O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.