Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Secretaria da Agricultura incentiva participação da agricultura familiar em feiras no RS

Publicação:

21ª Fenarroz de Cachoeira vai de 12 a 17 de outubro
21ª Fenarroz de Cachoeira vai de 12 a 17 de outubro

Duas feiras que estão na agenda do calendário de eventos do estado neste último trimestre do ano vão receber recursos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). A 21ª Fenarroz, de Cachoeira do Sul, que começa amanhã (12) e vai até 17 de outubro no Parque da Fenarroz, e a Estrela Multifeira, que ocorre em dois finais de semana de outubro e novembro no Porto de Estrela, no Vale do Taquari. 

A Feira Nacional do Arroz começa nesta terça-feira (12) em formato híbrido, presencial e virtual, com todos os protocolos sanitários definidos para garantir a segurança dos visitantes e expositores. Na programação, palestras técnicas, seminários, agricultura familiar, gastronomia e shows culturais. A Secretaria da Agricultura participa com R$ 80 mil para o Pavilhão da Agricultura Familiar.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promove na quarta-feira (13), a partir das 14h, o Seminário “Gestão e Mercado do Arroz”. E na quinta-feira (14) está previsto o 13º Seminário Arroz Irrigado nos turnos da manhã e tarde. Na sexta-feira (15) acontece a abertura oficial da Fenarroz, às 10h, que vai contar com a presença da Secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) Silvana Covatti. À tarde, Silvana participa do 1º Seminário Nacional da Mulher no Agronegócio.

Pavilhão da Agricultura Familiar mostra o melhor da produção das agroindústrias gaúchas
Pavilhão da Agricultura Familiar mostra o melhor da produção das agroindústrias gaúchas - Foto: Frederico Sehn/Arquivo Estrela Multifeira

Já nos finais de semana dos dias 29, 30 e 31 de outubro e 5, 6 e 7 de novembro, ocorre a Estrela Multifeira, no Porto de Estrela, no Vale do Taquari. A feira conta com comércio de máquinas, exposição de animais, salão de turismo, cultura e lazer. A SEAPDR aportou R$ 39.997,60 para o Pavilhão da Agricultura Familiar, que vai contar com 34 expositores inscritos no Programa Estadual de Agricultura Familiar (PEAF). A organização do espaço é coordenada pela Emater de Estrela em parceria com a Secretaria de Agricultura do município. 

“Estas feiras são muito importantes para a agricultura familiar, porque marcam um recomeço das vendas das agroindústrias diretamente para seus clientes. E a Secretaria tem um papel de destaque já que disponibilizou recursos que beneficiam inúmeras agroindústrias, dando uma oportunidade de participação nestas feiras, mostrando o melhor de sua produção”, destaca Flávio Smaniotto, diretor do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria (DAFA) da Secretaria.

A Secretaria também subsidiou o Pavilhão da Agricultura Familiar da Expofeira, que encerrrou ontem (10) em Pelotas.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação