Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Pró-Milho/RS

Campo com espigas de milho visíveis e título Pró-milho/RS
Cereal é estratégico para o agronegócio gaúcho, pois interage com cadeia de aves, suínos e bovinos, que representa 10% do PIB - Foto: Fernando Dias/Seapdr

PROGRAMA ESTADUAL DE PRODUÇÃO E QUALIDADE DO MILHO – PRÓ-MILHO/RS 

O Programa tem como objetivo geral incentivar, fomentar e coordenar ações que aumentem a produção e a qualidade do milho no Estado do Rio Grande do Sul.

Neste sentido a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, através da Câmara Setorial do Milho, reuniu subsídios junto aos integrantes da cadeia produtiva em encontros realizados ao longo do ano de 2019, resultando no lançamento do Programa Estadual de Produção e Qualidade do Milho – PRÓ-MILHO/RS.

Decreto 55 033 - Institui o PRÓ-MILHO/RS
Diretrizes do PRÓ-MILHO/RS
Boletim Milho e Soja

As ações previstas estão baseadas nos seguintes subprogramas:

O Subprograma aumento da produção de milho está alicerçado nas seguintes ações estratégicas:

  • Intensificar a assistência técnica visando aumentar a produtividade especialmente em regiões com menores níveis tecnológicos;
  • Capacitação de técnicos e produtores;
  • Ampliar a área irrigada de milho no RS, aumentando a produtividade e maior segurança ao produtor;
  • Realização de eventos: dias de campo, seminários, excursões, reuniões técnicas, unidades demonstrativas, etc;
  • Ações de Pesquisa com ensaios as cultivares disponíveis no mercado, nas diferentes condições de clima e solo do RS;
  • Intensificar o uso de milho em sistemas de cultivo de rotação de culturas, melhorando características físicas, químicas e biológicas do solo, consequentemente melhorando a capacidade produtiva das propriedades rurais;
  • Incentivar o desenvolvimento de cultivares de milho com maior tolerância ao frio e de menor ciclo produtivo e/ou hiperprecoces, proporcionando viabilizar duas safras de verão, ou plantio da soja safrinha na mesma área de cultivo do milho, em regiões onde as condições climáticas permitam este tipo de manejo.

O Subprograma melhoria da qualidade do milho está alicerçado nas seguintes ações estratégicas:

  • Ações de assistência técnica para o manejo eficiente na colheita, no transporte, na secagem, na armazenagem, visando manter a qualidade do grão;
  • Desenvolver e incentivar a pesquisa e ensaios de cultivares com maior resistência genética a Micotoxinas;
  • Fomentar a utilização das linhas de crédito para investimento em secadores e armazéns (capacidade estática) de milho;
  • Incentivar a realização de análises laboratoriais para avaliação da qualidade do milho;
  • Controlar as contaminações por Micotoxinas nos grãos, presentes principalmente em grãos quebrados, ardidos e leves;
  • Treinar responsáveis pelas unidades armazenadoras através de cursos de qualificação e padronização.

O Subprograma comercialização, crédito e seguro rural está alicerçado nas seguintes ações estratégicas:

  • Estimular a comercialização antecipada e a utilização de mecanismos de travamento de preços, como contrato a termo, mercado futuro e contrato de opções;
  • Promover a agilização das contratações dos financiamentos, como por exemplo, o custeio de milho pré-aprovado;
  • Buscar parcerias com agentes financeiros, públicos e privados, bem como os bancos de fábrica para financiamentos de equipamentos de irrigação, secadores e armazéns;
  • Estimular a cultura do milho irrigado, articulando com os Bancos a possibilidade da utilização de mecanismos diferenciados de crédito e seguro rural;
  • Realizar estudos e proposições e campanha sobre a viabilidade e importância do Seguro Rural para a cultura do Milho;
  • Financiamentos e custeio diferenciados para produtor de milho.

Seminários Regionais Pró-Milho/RS

A fim de divulgar o lançamento do Programa Estadual da Produção e Produtividade do Milho – Pró-Milho/RS, foram realizados dois seminários, um para municípios da metade sul e outro para a metade norte. Promovidos pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e pela Emater/RS-Ascar, ambos os eventos contaram com a participação do Secretário da Agricultura e do Presidente da Emater e de diversas entidades parceiras do programa. Os eventos foram transmitidos simultaneamente e ao vivo no canal do YouTube  do Rio Grande Rural e através do Facebook da Emater.

Seminário: Lançamento do Pró-Milho na Metade Sul do RS

Evento abordou os desafios e as oportunidades da produção de milho na região sul do estado. A metade sul do estado é, tradicionalmente, reconhecida pela produção de arroz irrigado e pela pecuária, mas recentemente, novas atividades econômicas, com destaque para a soja e o milho, vêm apresentando bons resultados na região.

00:00:00/00:00:00

SEMINÁRIO DO PRÓ-MILHO/RS – PRODUÇÃO NA METADE SUL

https://cutt.ly/emater-forms Crédito: Rio Grande Rural

Seminário: Lançamento do Pró-Milho na Metade Norte do RS

O Seminário abordou os desafios da produção e produtividade de milho na região norte do estado. Região tradicional na produção de grãos, mas que ainda pode aumentar bastante a produtividade, especialmente do milho, já que esta é uma cultura que responde ao manejo utilizado na sua produção. Neste seminário foram apresentados os resultados do Projeto Lacunas de Produtividade em Milho no RS.

00:00:00/00:00:00

SEMINÁRIO DO PRÓ-MILHO/RS

Produção e Produtividade de Milho Crédito: Rio Grande Rural

Webinários Técnicos Pró-Milho

Após o lançamento do Programa, foram realizados 12 eventos promovidos pela SEAPDR em parceria com a Emater/RS-Ascar, abordando várias etapas da produção do milho através de especialistas e parceiros do Programa Estadual de Produção e Qualidade do milho. Todos os eventos foram transmitidos simultaneamente e ao vivo no canal do YouTube  do Rio Grande Rural e através do Facebook da Emater-RS. Isto permite que aqueles que não puderam assistir aos eventos ao vivo, podem acessar os canais digitais a qualquer momento e se inteirar dos assuntos tratados nos eventos e ampliar seus conhecimentos em relação à cultura do milho tão importante e fundamental para o agronegócio gaúcho.

1º Webinar Técnico Pró-Milho: Semeadura, Adubação e Clima

O primeiro Webinar apresentou técnicas relativas à qualidade de semeadura, adubação e previsão climática. Altas produtividades de milho necessitam um bom estande de plantas, semeadas na época mais adequada, em um solo com os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento das plantas. São necessárias também condições climáticas adequadas para que as técnicas de manejo resultem em altas produtividades.

00:00:00/00:00:00

1º Webinar Técnico Pró-Milho|RS - Emater/RS

Semeadura, adubação e clima Crédito: Rio Grande Rural

2º Webinar Técnico Pró-Milho: Plantas daninhas, pragas e doenças

No segundo webinar o tema discutido foi o correto controle de plantas daninhas, pragas e doenças que tradicionalmente afetam as lavouras de milho. Contou com palestras de especialistas em cada área que apresentaram ótimas dicas de como proceder no controle mais adequado de cada um destes entraves para o alcance de boas produtividades no milho.

00:00:00/00:00:00

2º Webinar Técnico Pró-Milho|RS - Emater/RS

Plantas daninhas, pragas e doenças Crédito: Rio Grande Rural

3º Webinar Técnico Pró-Milho: Secagem e armazenagem de grãos

No terceiro webinar o tema abordado foi à secagem e armazenagem de grãos visando à qualidade do produto armazenado. Fatores como a umidade dos grãos, temperatura do ar e da massa de grãos, o tempo transcorrido entre a colheita e a secagem de grãos e sua influência na qualidade dos grãos foi debatida pelos especialistas na área. O manejo integrado de pragas do pós-colheita (MIP- grãos) também foi discutido neste evento.

00:00:00/00:00:00

3º Webinar Técnico Pró-Milho|RS

Secagem e armazenagem de grãos Crédito: Rio Grande Rural

4º Webinar Técnico Pró-Milho: Crédito e seguro rural

O quarto webinar apresentou, através dos agentes financeiros, as novidades relativas na área do crédito e seguro rural para o agronegócio. Cada um dos participantes trouxe para o conhecimento do público às linhas de crédito existentes, as formas de contratação, taxas de juros e demais procedimentos necessários à contratação do crédito rural oficial.

00:00:00/00:00:00

4º Webinar Técnico Pró-Milho/RS

Crédito e seguro rural Crédito: Rio Grande Rural

5º Webinar Técnico Pró-Milho: Visão e expectativa de consumidores de grãos

No quinto webinar o tema apresentado foi à visão e a expectativa dos consumidores de grãos frente aos cenários de produção e disponibilidade de milho e soja para a alimentação das cadeias produtivas de aves, suínos e de leite no estado do Rio Grande do Sul.

00:00:00/00:00:00

5º WEBINAR TÉCNICO PRÓ-MILHO/RS

VISÃO E EXPECTATIVA DE CONSUMIDORES DE GRÃOS NO RIO GRANDE DO SUL Crédito: Rio Grande Rural

6º Webinar Técnico Pró-Milho: Potencialidades dos sistemas de irrigação

O sexto webinar discutiu a importância e as potencialidades dos sistemas de irrigação para o aumento da produção de milho. Especialistas apresentaram o funcionamento de quatro diferentes sistemas de irrigação que são utilizados para a irrigação de sequeiro no estado do Rio Grande do Sul. 

00:00:00/00:00:00

6° Webinar Técnico Pró -Milho/RS - Irrigação

Potencialidades dos sistemas de irrigação para o milho Crédito: Rio Grande Rural

7º Webinar Técnico Pró-Milho: Seguro rural

O sétimo webinar abordou a questão do seguro rural e sua importância para a cultura do milho. Após passar por dois anos de dificuldades climáticas o sul do país está cada vez mais consciente que é necessário investir em maneiras de diluir o risco produtivo envolvido no cultivo de milho e uma destas ferramentas de mitigação do risco é a adoção do seguro rural. 

00:00:00/00:00:00

7º Webinar Pró-Milho

Tema: Seguro Rural e a Cultura do Milho Crédito: Rio Grande Rural

8º Webinar Técnico Pró-Milho: Secagem e armazenagem de grãos

No oitavo webinar o tema em discussão foi o da secagem e armazenagem de grãos nas propriedades rurais e os benefícios deste investimento. Nos últimos anos a produção de grãos vem crescendo mais do que o crescimento da capacidade estática de armazenamento, pressionando a logística do pós-colheita. Neste evento foi apresentada uma forma econômica e eficiente para os produtores que pretendem investir na sua própria armazenagem. 

00:00:00/00:00:00

8º WEBINAR TÉCNICO PRÓ-MILHO/RS

Secagem e armazenagem de grãos nas propriedades rurais Crédito: Rio Grande Rural

9º Webinar Técnico Pró-Milho: Programa Troca-troca de Sementes de Milho e Sorgo

No nono webinar o tema abordado foi à qualificação do programa Troca-Troca de sementes de Milho e Sorgo da secretaria estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Contou com a participação especial das entidades que executam o programa junto ao produtor rural. Os palestrantes abordaram questões relativas à execução do programa, os principais aspectos técnicos envolvidos na aquisição e escolha das cultivares, bem como recomendações de utilização para os produtores rurais.

00:00:00/00:00:00

9º WEBINAR TÉCNICO PRÓ-MILHO/RS

Programa troca-troca de sementes milho e sorgo Crédito: Rio Grande Rural

10º Webinar Técnico Pró-Milho: Monitoramento e manejo da cigarrinha

O décimo webinar abordou o tema do Monitoramento e Manejo da Cigarrinha do Milho, uma praga que trouxe prejuízos e preocupou agricultores nesta safra de milho. Este evento trouxe resultados do monitoramento realizado pela Secretaria da Agricultura em parceria com o Ministério da Agricultura e executado com o apoio da Emater. Foram apresentadas também importantes técnicas de manejo e controle da cigarrinha e das doenças por elas transmitidas. 

00:00:00/00:00:00

10º Webinar Técnico Pró-Milho

Monitoramento e manejo de cigarrinha do milho Crédito: Rio Grande Rural

11º Webinar Técnico Pró-Milho: Potencial produtivo do milho

No décimo primeiro webinar o tema apresentado foi o Potencial Produtivo do Milho. A produtividade média do milho oscila entre 5 e 8 mil kg/ha, e depende muito das condições climáticas predominantes durante o desenvolvimento da cultura. No entanto, de acordo com os especialistas, esta produtividade poderá ser bem maior se forem adotadas práticas de manejo visando altas produtividades. 

00:00:00/00:00:00

11º WEBINAR TÉCNICO PRÓ-MILHO/RS

Potencial produtivo do milho Crédito: Rio Grande Rural

12º Webinar Técnico Pró-Milho: Produção de milho em terras baixas

No décimo segundo, e último webinar desta série, foi abordado o tema da produção de milho em terras baixas da metade sul do Rio Grande do Sul. A produção de milho nesta região ainda é pouco expressiva e a produtividade média das lavouras é menor quando comparado ao restante do estado. O foco central deste evento foi na apresentação do “Projeto Sulco” coordenado pela Embrapa Clima Temperado. Este projeto visa promover a produção de grãos (milho e soja) em rotação com o já tradicional cultivo de arroz nesta região.

00:00:00/00:00:00

12º WEBINAR TÉCNICO PRÓ-MILHO/RS

Produção de milho em terras baixas Crédito: Rio Grande Rural

Seminários de Irrigação

O tema da irrigação, devido a sua importância para a produção de alimentos, sempre deve estar presente no meio agronômico e em especial para a cultura do milho. Para promover o debate em prol deste assunto tão importante, optou-se por fazer dois seminários de irrigação, sendo um voltado para o manejo da irrigação para as pastagens visando incrementos na produção de leite e carne e o outro direcionado para o público da produção de grãos. Os eventos foram planejados e executados pela Emater em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e transmitido on-line e continuam a disposição para serem acessados a qualquer momento.

Seminário Irrigação em pastagens - Decisão, custos e viabilidade

O primeiro seminário discutiu aspectos que envolvem o manejo da irrigação até a decisão de irrigar. Também foram citados os sistemas mais utilizados para a irrigação em pastagens, os custos e uma análise da viabilidade econômica da irrigação. Os avanços da irrigação em pastagens são significativos.

00:00:00/00:00:00

Seminário irrigação em pastagens

Seminário irrigação em pastagens Crédito: Rio Grande Rural

II Seminário Irrigação - Manejo sustentável da água

O segundo seminário focou na importância do planejamento e a gestão sustentável da água que deve estar disponível em quantidade e qualidade suficientes para que no momento da irrigação não ocorram dificuldades. Segundo os especialistas a irrigação é uma tecnologia de produção que permite aumentar a produção de alimentos sem aumentar a área cultivada.

00:00:00/00:00:00

II Seminário de irrigação: manejo sustentável da água no Rio Grande do Sul

II Seminário de irrigação: manejo sustentável da água no Rio Grande do Sul Crédito: Rio Grande Rural

Com intuito de levar conhecimento técnico aos produtores de milho, a Secretaria da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e a Emater/RS-Ascar foram a campo fazer vídeos sobre as diversas etapas da produção de milho para disponibilizá-los aos produtores rurais. Este trabalho faz parte de um conjunto de ações do programa PRÓ-MILHO/RS, que tem como objetivo aumentar a produção e a qualidade do milho no Rio Grande do Sul. Ao longo de uma série de 12 vídeos, você irá conhecer mais sobre o cultivo dessa importante cultura para a economia do Estado.

PRÓ-MILHO 1 – PROGRAMA PRÓ-MILHO/RS

Vídeo de abertura da série que relata um pouco sobre a importância econômica e social da cultura do milho para o abastecimento das diversas cadeias produtivas de proteína animal do estado do Rio Grande do Sul. Fala sobre o lançamento e a estrutura do programa PRÓ-MILHO/RS que é composto de três subprogramas. Apresenta relato de parceria da Emater/RS com a equipe FieldCrops, trazendo experiências de produtores rurais, do município de Silveira Martins, aplicando as recomendações da pesquisa relatando os bons resultados obtidos a campo e demostrando a importância da aproximação da Pesquisa e da Assistência Técnica com o produtor rural. 

00:00:00/00:00:00

Pró-Milho 1 - Programa Pró-Milho/RS

O milho é um cereal estratégico para o agronegócio no RS. Tem uma interação direta com as cadeias produtivas de aves, suínos e da bovinocultura, onde ele entra como um insumo fundamental na produção de rações e também na produção de silagem para a bovinoc Crédito: Rio Grande Rural

PRÓ-MILHO 2 - NUTRIÇÃO

No segundo vídeo é abordada a questão da nutrição na cultura do milho, como as questões técnicas relacionadas à aplicação dos macronutrientes como o Nitrogênio, Fósforo e Potássio, trazendo dicas importantes de como proceder o uso destes insumos de forma mais eficiente e otimizar os custos de produção.

00:00:00/00:00:00

Pró-milho 2 - nutrição para o cultivo de milho

O extensionista da Emater/RS-Ascar Rafael Goulart Machado esteve na parcela temática da Instituição dentro do parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, para falar sobre a nutrição da cultura do milho, em especial sobre o manejo de nitrogênio, fósfor Crédito: Rio Grande Rural

PRÓ-MILHO 3 - IRRIGAÇÃO

O terceiro vídeo traz exemplos de propriedades rurais que adotaram a prática da irrigação por aspersão convencional para aumentar a produtividade das lavouras. A irrigação funciona como uma espécie de garantia de produção, porque a partir da implantação dos projetos, com o planejamento e a gestão da propriedade o produtor rural acompanhado da assistência técnica prestada pela Emater/RS-Ascar  pode obter altos rendimentos nas lavouras e colher bons resultados.

00:00:00/00:00:00

Pró Milho 3 - Sistema de Irrigação na cultura do milho

A cultura do milho irrigado é garantia de boa produtividade e de boa qualidade. É o exemplo da propriedade da família Federeci, que visitamos em Sarandi e vamos ver no terceiro vídeo da série sobre a cultura do milho. O trabalho faz parte do programa Crédito: Rio Grande Rural

PRÓ-MILHO 4 – ADUBAÇÃO ORGÂNICA

No quarto vídeo o tema é a adubação orgânica a partir de cama de aviário e de dejetos líquidos de suínos, ressaltando a importância da análise de solo para aplicar as quantidades adequadas dos produtos orgânicos e a complementação com os adubos químicos. A extensão rural da Emater e a agricultora destacam a redução de custos com adubação química atrelada a possibilidade do uso dos dejetos na fertilização da lavoura de milho resultando em ótimo potencial produtivo das lavouras.

00:00:00/00:00:00

Pró Milho 4 - Adubação orgânica

O extensionista Alex de Mello Rubin esteve na propriedade da agricultora Neiva Souza da Silva, no município de Palmitinho, para mostrar como foi feita a adubação orgânica na lavoura de milho. Veja, no vídeo de hoje, como o manejo e os cuidados adequado Crédito: Rio Grande Rural

PRÓ-MILHO 5 - ADUBAÇÃO DE COBERTURA

O quinto vídeo oferece dicas sobre a adubação de cobertura (Nitrogênio) que é um elemento muito importante na definição do potencial produtivo das lavouras de milho. As dicas alertam para os melhores momentos (estádios fenológicos) de aplicação do fertilizante e para o manejo mais adequado para melhorar a absorção e ao mesmo tempo reduzir as perdas por volatilização deste nutriente.

00:00:00/00:00:00

Pró-milho 5 - Dica técnica: Adubação de cobertura

O extensionista da Emater/RS-Ascar, Francisco Arruda, nos traz uma dica técnica sobre a adubação de cobertura na cultura do milho. O vídeo faz parte de uma série sobre a cultura do milho. O trabalho faz parte do programa Pró-Milho desenvolvido pela Ema Crédito: Rio Grande Rural

PRÓ-MILHO 6 - MILHO SILAGEM

O sexto vídeo mostra a produção de milho para silagem e os cuidados necessários para a reposição da fertilidade do solo de lavouras de milho destinadas para esta finalidade. Aborda também o ponto ideal da colheita do milho, o tamanho das partículas e a importância da correta compactação da silagem, sua relação com a conversão alimentar e na saúde dos animais.

00:00:00/00:00:00

Pró-Milho 6: Milho para silagem

O milho é o cereal mais cultivado no mundo. No Brasil, a maior parte dos grãos de milho que não é exportada, fica no mercado interno, para alimentar os animais. No Noroeste gaúcho, onde está a maior bacia leiteria do Rio Grande do Sul, além dos grãos, os Crédito: Rio Grande Rural

PRÓ-MILHO 7 - ESTRUTURAÇÃO DO SOLO

O sétimo vídeo aborda a importância do sistema radicular do milho na estruturação do solo e na infiltração da água da chuva. A cultura do milho em rotação de culturas com a soja ou outras leguminosas trás inúmeros benefícios ao sistema de produção por causa do seu potencial de manutenção da cobertura (palhada) sobre o solo, por maior tempo, quando comparado às leguminosas.

00:00:00/00:00:00

Pró-milho 7 - Estruturação do solo

A cultura do milho também é importante para a estruturação do solo e para o aproveitamento da água. Quem fala sobre isso é o extensionista da Emater/RS-Ascar Rafael Goulart Machado. O trabalho faz parte do programa Pró-Milho desenvolvido pela Emater/RS Crédito: Rio Grande Rural

PRÓ-MILHO 8 – SEMENTES VARIETAIS

O oitavo vídeo fala sobre o potencial produtivo e o menor custo das sementes de milho varietais. A pesquisadora da Embrapa Jane Machado relata alguns benefícios deste tipo de semente. No vídeo, é relatada a parceria entre a Embrapa Trigo, Emater/RS e produtores rurais que estão colhendo bons resultados na adoção deste tipo de sementes.

00:00:00/00:00:00

Pró-milho 8 - milho varietal

Produtor rural, você já pensou em implantar na sua propriedade um milho varietal? Pois em 14 municípios da região metropolitana os agricultores estão utilizando esta alternativa de cultivo. O milho varietal da Embrapa possibilita, dependendo do nível tecn Crédito: Rio Grande Rural

PRÓ-MILHO 9 – SILO SECADOR

No nono vídeo, é possível conhecer mais sobre a tecnologia de construção do Silo Secador de grãos modelo Emater/RS. Há relatos de produtores rurais do estado que já investiram na construção dos Silos Secadores e recomendam a utilização da tecnologia disponibilizada pela Emater. Vale ressaltar que a Emater, a partir da demanda dos produtores, elabora o estudo de viabilidade, faz o projeto construtivo, bem como orienta o manejo dos grãos gratuitamente para os produtores que investem em armazenagem na propriedade rural.

00:00:00/00:00:00

Pró-milho 9 - Silo secador de grãos

Para evitar perdas quantitativas e qualitativas dos grãos, ocorridas durante as etapas de secagem e armazenagem, a Emater/RS-Ascar desenvolveu um método de armazenagem em silos de alvenaria e de secagem de grãos com o uso de fluxo de ar gerado a partir d Crédito: Rio Grande Rural

PRÓ-MILHO 10 – CONTROLE BIOLÓGICO

O décimo vídeo traz dicas técnicas sobre o controle biológico da lagarta do cartucho que é uma das principais pragas de importância econômica na cultura do milho. Produtores do município de Jaguarão relatam sobre o uso de parasitoides de ovos do gênero Trichogramma (conhecida como vespinha) para o controle da praga, apresentando bons resultados a campo. Técnicos da Emater orientam sobre o uso da técnica e fornecem o dimensionamento da distribuição das cartelas contendo as vespinhas no campo.

00:00:00/00:00:00

Pró-milho 10 - Dica técnica: controle biológico da lagarta do cartucho

I N F O R M A Ç Õ E S : Entre em contato com o Plantão Técnico pelo site www.emater.tche.br ou procure o Escritório da Emater/RS-Ascar de seu município. V E I C U L A Ç Õ E S : https://goo.gl/ZFT6yK * Para consultar o canal NET da sua região, aces Crédito: Rio Grande Rural

PRÓ-MILHO 11 – SECAGEM E ARMAZENAGEM

No décimo primeiro vídeo, é enfatizada a questão da importância do manejo correto da secagem e armazenagem de grãos nas propriedades rurais e os seus principais benefícios que são: Maior rendimento de colheita; Disponibilidade do produto em casa e autonomia na hora da venda; Estabilidade no fornecimento da matéria prima aos animais; Secar e armazenar vários tipos de grãos; Projeto construtivo e orientação de manejo gratuita; Utilização dos resíduos da limpeza dos grãos; redução no custo do frete entre a lavoura e o local de armazenagem; Eliminação de taxas de secagem, armazenagem e expurgo; entre outros.

00:00:00/00:00:00

Pró-milho 11: secagem e armazenagem de grãos

Dados da Conab mostram que apenas 15% da produção brasileira de grãos são armazenados dentro da propriedade. Conheça um sistema de secagem e armazenagem de grãos voltados para a agricultura familiar que está ajudando a ampliar este número e traz benefício Crédito: Rio Grande Rural

PRÓ-MILHO 12 – CIGARRINHA DO MILHO

No último vídeo desta série são apresentadas características para reconhecimento, técnicas de manejo e prejuízos que podem ser causados pela Cigarrinha do Milho (Dalbulus maidis). Além disso, é apresentado um relato sobre as amostragens e o monitoramento que está sendo feito, bem como recomendações de manejo para atenuar problemas futuros com esta nova praga que assolou as lavouras de milho nesta safra de 2020/21 aqui no Rio Grande do Sul.

00:00:00/00:00:00

Pró-milho 12 - cigarrinha do milho

A cigarrinha do milho preocupa produtores gaúchos. O inseto ajuda a disseminar um conjunto de doenças que prejudicam a planta do milho. No Rio Grande do Sul, técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e da Emater foram à camp Crédito: Rio Grande Rural

O Programa estadual de produção e qualidade do milho tem com estratégia geral realizar parcerias com o objetivo de aumentar a produção e a qualidade do milho. Segue relação de parcerias estabelecidas:

APROMILHO

EMATER/RS

MAPA

CONAB

SENAR/FARSUL

FETAG-RS

SIPS

ASGAV

FUNDESA

SINDILAT

FECOAGRO-RS

ACERGS/CEREALISTAS

FAMURS/PREFEITURAS

EMBRAPA

UNIVERSIDADES

SEMENTEIRAS

Empresas de IRRIGAÇÃO

ACSURS

SIMERS

IPGM

BANRISUL

BANCO DO BRASIL

SICREDI

BADESUL

BRDE

CEF

AGROINDÚSTRIAS

SINDITABACO

AFUBRA

IRGA

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
Av. Getúlio Vargas 1384. Bairro Menino Deus, CEP 90.150.004 -Porto Alegre-RS
Departamento de Política Agrícola e Desenvolvimento Rural / PRÓ-MILHO/RS

Email: pro-milho@agricultura.rs.gov.br
Fone: (51) 3288-6364

Logo do Pró-milho/RS
Pró-milho/RS

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação