Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Pedidos para o Programa Troca-Troca de Sementes iniciam nesta segunda-feira (25)

Entidades podem cadastrar novos agricultores

Publicação:

A entrega efetiva das sementes mantém o calendário normal, onde as empresas entregam as sementes da safra nos meses de julho/agosto e da safrinha em novembro/dezembro.
A entrega efetiva das sementes mantém o calendário normal, onde as empresas entregam as sementes da safra nos meses de julho/ago - Foto: Criação/Emater

Pedidos para o Programa Troca-Troca de Sementes, para milho e sorgo da safra 2020/2021, etapas 1 e 2, já podem ser feitos pelas entidades no site do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Produtores Rurais (Feaper) a partir desta segunda-feira (25) até dia 5 de junho, para a safra. Para a safrinha, as solicitações devem ser de 8 a 12 de junho – uma novidade, pois serão antecipadas, em comparação a anos anteriores. O limite máximo de 4 sacas de milho ou sorgo por agricultor deve ser respeitado.


Segundo o chefe da Divisão de Sistemas Produtivos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Jonas Wesz, até o final desta manhã (25), já havia pedidos de 19 mil sacas de sementes. Ele destaca que, devido à pandemia de Coronavírus, os contatos devem ser feitos preferencialmente pelo e-mail feaper@agricultura.rs.gov.br. “Importante também dizer que o sistema do Fundo tem compatibilidade com o navegador Mozilla Firefox e que está rodando bem, sem problemas”, pontua.


Requisitos para novos agricultores


Wesz informa que as entidades que desejarem podem cadastrar novos agricultores. Para tanto, estes precisam ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf ativa; CPF; informar a finalidade de uso da cultura (grão, silagem, entre outras); informar se a tecnologia de semeadura é mecanizada ou manual; telefone; endereço; e-mail (opcional). “As entidades que não conseguirem acesso com a senha antiga, devem solicitar uma nova pelo e-mail, informando o nome e a cidade”, informa Wesz.


Sobre o Programa


O Programa Troca-Troca de Sementes tem muitas novidades neste ano. Num esforço concentrado da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e após muita negociação com as empresas, o valor das sementes de milho e sorgo teve uma redução expressiva de 12,5% em relação ao ano passado. Além do subsídio de 28% no valor das sementes para os financiamentos.


Com estas ações, a Secretaria beneficia o agricultor com um custo menor para sua produção e amplia a capacidade de atendimento, um maior volume total de sementes, o que resultará em uma ampliação na área plantada no Estado com sementes do Programa. Outra novidade é a cartilha com orientações técnicas para que cada produtor escolha a semente mais adequada para sua lavoura.


"Nesse momento tão difícil, onde essa grave crise de saúde pública reflete fortemente na economia, conseguimos garantir essa redução significativa nos valores das sementes para nossos produtores rurais através desse esforço coletivo entre o governo e as empresas", destaca o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho.


A entrega efetiva das sementes mantém o calendário normal, onde as empresas entregam as sementes da safra nos meses de julho/agosto e da safrinha em novembro/dezembro. Somente o serviço dos pedidos foi antecipado para melhorar a operacionalização do programa.

Mais informações


Divisão de Sistemas Produtivos do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria / Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo
Site: www.feaper.rs.gov.br
E-mail: feaper@agricultura.rs.gov.br
Fone: (51) 3218-3361
Endereço: Av. Praia de Belas, 1768, 3º andar na sala DSP, Porto Alegre (RS)

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação