Na abertura da Expoleite e Fenasul, Covatti Filho destaca união de entidades

Secretário salientou que tomará ações para minimizar os problemas da cadeia do leite, assim como do arroz e do trigo - Foto: Emerson Foguinho/Especial

Ao participar do ato de abertura da 42ª Expoleite e 15ª Fenasul, nesta quarta-feira (15), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, destacou a união de entidades agropecuárias para a realização da feira em um momento de dificuldades para a cadeia do leite.

O secretário ainda salientou que tomará ações para minimizar os problemas da cadeia do leite, assim como do arroz e do trigo. “Na Expointer deste ano, vamos chamar representantes de governos do Uruguai, do Paraguai e da Argentina para falar sobre assimetrias que existem no Mercosul”, frisou.

Covatti Filho disse ainda que é interesse do Estado melhorar a estrutura do Parque Assis Brasil, que é um símbolo do agronegócio gaúcho, para que acolha eventos de grande porte e a população ao longo do ano. Para estimular o setor agropecuário, Covatti Filho falou que está reivindicando que o Banrisul olhe com mais atenção para o segmento. “O Banrisul precisa de uma diretoria focada no agronegócio e que seja parceiro de nossos produtores”, destacou.

A Expoleite e a Fenasul prosseguem até domingo (19). Segundo maior evento realizado no parque depois da Expointer, tem entrada gratuita e incluiu na programação exposições, julgamentos, entrega de prêmios, concurso leiteiro e provas classificatórias para o concurso Freio de Ouro, além do tradicional banho de leite para os vencedores.

Além da Secretaria da Agricultura, participam da organização da Fenasul/Expoleite a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), o Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC), Associação Gaúcha dos Professores Técnicos de Ensino Agrícola (AGPTEA), Sindicato dos Médicos Veterinários (Sinvet), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/RS), Associação Gaúcha do Cavalo Árabe (AGCA), APCA, Prefeitura de Esteio, a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac).

O evento conta com o patrocínio do Banrisul, BRDE e Badesul.

Confira a programação clicando aqui.