Microaçudes e kits de irrigação trazem água para famílias do Alto da Serra do Botucaraí e Vale do Rio Pardo

Produtor Assis Fernandes de Moura, de Vale do Sol, recebeu microaçude e kit de irrigação pelo Programa Segunda Água
O produtor Assis Fernandes de Moura, de Vale do Sol, recebeu agora o kit e em 2019 o açude pelo Programa Segunda Água - Foto: Dagoberto Antunes/Emater-RS
Por Carina Venzo Cavalheiro/Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Soledade

A instalação de 14 kits de irrigação para famílias agricultoras de Vale do Sol, no Vale do Rio Pardo, foi concluída na última semana. Os equipamentos foram obtidos por meio do Programa Segunda Água, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar. Além dos equipamentos, os agricultores também foram beneficiados com a construção de açudes para captação e reservação de água. As famílias foram selecionadas conforme as especificações do programa, tendo seus nomes aprovados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comuder).

Os kits de irrigação por gotejamento contêm caixas d’água, mangueira de gotejamento, filtro, canos e conexões
O produtor Deoclécio Nowatzky mostra a caixa d´água, que vai permitir irrigar uma área de 1.000m² - Foto: Dagoberto Antunes/Emater-RS
Os kits de irrigação por gotejamento contêm caixas   d´água, mangueira de gotejamento, filtro, canos e conexões e permitirão às famílias irrigar uma área de 1.000m². Segundo o extensionista rural agropecuário da Emater/RS-Ascar, Dagoberto Antunes, a instalação dos kits irá irrigar principalmente a produção de olerícolas como pepino, tomate, alface, beterraba, entre outros. "Primeiramente é uma garantia de produção de alimentos para famílias, assegurando a segurança alimentar e nutricional delas. Além disso, também irá contribuir para gerar renda com a venda da produção excedente e, em outros casos, passa a ser também uma alternativa de renda produzindo exclusivamente para venda ao mercado consumidor", pondera.

Antunes ressalta que com a chuva registrada no município na última semana, em média 52 milímetros, trouxe de novo a umidade para o solo. Contudo, as culturas como milho, pastagens e tabaco são as mais afetadas. "Os agricultores estão apreensivos com relação a confirmação ou não da baixa dos volumes de chuva nos cultivos de verão. A chuva desta semana renovou o ânimo e, com o retorno da umidade no solo, culturas como o milho podem garantir uma produção dentro da normalidade", avalia.

Produtores recebem kits de irrigação para regar olerícolas
O produtor Flávio Beling, de Vale do Sol, vai usar o kit para regar as olerícolas da horta - Foto: Dagoberto Antunes/Emater-RS

Agricultores de Mormaço são beneficiados com microaçudes

E na segunda semana de novembro, agricultores de Mormaço, no Alto da Serra do Botucaraí, foram beneficiados com a construção de microaçudes para irrigação. Ao todo, 10 famílias foram contempladas por meio do Programa Estadual de Apoio a Ampliação da Infraestrutura Rural (PAAIR), da Seapdr, e executado pela Emater/RS-Ascar.

O agricultor Antônio Bohrer foi um dos contemplados com microaçudes no município de Mormaço
O agricultor Valcir da Silveira foi um dos contemplados com microaçudes no município de Mormaço - Foto: Rodrigo Pommer/Emater-RS
Segundo o extensionista rural Agropecuário da Emater/RS-Ascar, Rodrigo Pommer, a instituição atuou "na elaboração dos projetos técnicos dos microaçudes, organização da documentação dos agricultores, levantamento de nível, demarcação da área, acompanhamento das obras e pelos laudos de fiscalização após a construção dos açudes".

O Programa visa à redução do impacto da estiagem e a qualificação da infraestrutura no meio rural, o apoio na construção de estruturas de reservação de água para usos múltiplos, para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas, almejando estabilidade nas suas produções frente aos recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no Rio Grande do Sul.

Os projetos dos microaçudes foram distribuídos no Estado de acordo com a homologação dos decretos de emergência encaminhados pelos municípios que foram atingidos pela estiagem no início do ano. Ao todo, serão investidos pelo Governo do Estado R$6.000.000,00 na construção de 1.020 estruturas de armazenamento de água em 102 municípios gaúchos, sendo que cada município foi contemplado com 10 microaçudes.

Na região do Alto da Serra do Botucaraí, além de Mormaço, agricultores dos municípios de Soledade e Barros Cassal já tiveram os microaçudes construídos.