Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Início do conteúdo

Centro de Pesquisa da Seapdr em Maquiné recebe estudantes da UFRGS

Publicação:

Estudantes conheceram ações de pesquisa com frutíferas nativas
Estudantes conheceram ações de pesquisa com frutíferas nativas - Foto: Patricia da Rosa

Um grupo de estudantes da Faculdade de Agronomia da UFRGS visitou, nesta semana, o Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa da Agricultura Familiar (Ceafa), localizado em Maquiné. O centro é vinculado ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Pesquisadores da Seapdr apresentaram aos estudantes ações da secretaria, em parceria com outras instituições, para o desenvolvimento da cadeia produtiva da palmeira-juçara no Estado. Os estudantes foram recebidos com uma explanação do histórico de ações e, posteriormente, conheceram a palmeira-juçara a campo.

“Eles também puderam conhecer outros trabalhos com fruticultura desenvolvidos aqui em Maquiné: o banco de germoplasma de frutas nativas, que está em implantação, e a área de melhoramento genético de goiabeira-serrana”, enumera o pesquisador do Ceafa Rodrigo Favreto.

Conforme Favreto, a palmeira-juçara, tradicionalmente explorada para extração de palmito, está passando a ser reconhecida também pelo uso dos seus frutos, similares ao açaí. “Sua produção no Estado, especialmente no Litoral Norte, vem aumentando, impulsionada pelo mercado do açaí e por um conjunto de ações de instituições como a Seapdr”, finaliza.

Notícias

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação