Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Artesanato Quilombola

Presença quilombola no artesanato gaúcho
Presença quilombola no artesanato gaúcho - Foto: Fotografia e projeto gráfico: Rodrigo dMart

O Catálogo Virtual: PRESENÇA QUILOMBOLA NO ARTESANATO GAÚCHO (Catálogo Presença Quilombola no Artesanato Gaúcho) é o acolhimento de uma demanda antiga de artesãos quilombolas do RS, que tem como objetivo dar visibilidade e possibilitar a comercialização de suas obras.

Através do apoio conjunto entre SEAPDR - Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e Emater/RS-Ascar foram identificados e catalogados indivíduos ou grupos de artesãos interessados em participar da listagem aqui apresentada.

A identificação destes atores dar-se-á por meio da aplicação de um formulário, veiculado através dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, em caráter permanente, que permitirá atualizações  periódicas do cadastro dos artesãos e o acolhimento de novos participantes.

O Catálogo tem como público alvo os interessados em conhecer os saberes e fazeres quilombolas. Ele poderá ser veiculado através de sítios e mídias governamentais do RS, sítios de feiras Estaduais e locais, sítios de prefeituras, compartilhamento em redes sociais, pela impressão gráfica e tantas outras, visando divulgar de forma ampla o rico artesanato quilombola do RS.

Nesta primeira edição participam três grupos e 11 indivíduos de diferentes locais do Estado. Utilizam matérias primas presentes no espaço rural, contudo também atualizam técnicas e empregam materiais mais elaborados, apropriando-se de novos conceitos do fazer, sem perder os traços tradicionais.

Venha conhecer o artesanato quilombolas do RS! 

Acesse aqui o Catálogo Virtual:  Catálogo Presença Quilombola no Artesanato Gaúcho

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural